Seja pela praticidade, por pensar que está correto ou por ser um hábito cultural, é comum ir à feira ou ao supermercado e, logo em seguida, organizar todos os produtos no interior do refrigerador. No entanto, você já se perguntou se é nele o melhor lugar para acomodar os itens?
Parece simples, mas a tarefa pode exigir atenção. A boa conservação dos alimentos vai além de acomodá-los no seu eletrodoméstico. Há alguns que não devem ser colocados lá ou não podem ser postos na porta, mas sim em locais apropriados, muitas vezes informado pelo próprio fabricante. A batata é um desses itens.
Independentemente de ser a comum ou a doce, não devem ser colocadas na geladeira. Afinal, elas são ricas em amido, que é convertido em açúcar quando resfriado na geladeira.
Na prática, isso significa que armazenar esse alimento na geladeira não vai deixá-lo mais doce, mas pode alterar o sabor, a cor e a textura.
As batatas devem ser deixadas em fruteiras ou cestas de metal, com pouca luz, em um local fresco e arejado.
Outros alimentos
Os tomates verdes devem ser acondicionados em cesto de vime ou caixas de madeira. Os prontos para consumo, em fruteira de cabeça para baixo, para que não haja amadurecimento intensivo.
Cebola e alho, a mesma coisa: devem ser deixados arejados e do lado de fora.
Frutas, folhosos e outros alimentos
As frutas, de modo geral, podem ser dispostas na gaveta localizada na parte inferior da geladeira. As inteiras como abacate, melão e melancia devem ser guardadas em temperatura ambiente. Menos quando cortadas, quando a pessoa deve passar filme e colocá-las em refrigeração.
Já os folhosos devem ser acondicionados em potes herméticos e guardados na geladeira. Bem fechados, higienizados e secos.
Fontes: Thiago Pithan Brito, engenheiro químico; Fernanda Rossi Schmechel, médica pós-graduada em nutrologia; Maria Inês Taffarel, nutricionista funcional
*Com informações de matéria de maio de 2022
Fonte: uol