A sensação de aspereza significa que o café está muito concentrado ou seguindo uma explicação mais técnica, essa característica pode revelar a presença de compostos químicos, chamados de “Taninos”. Estão presentes nos grãos de café e são liberados durante o processo de extração da bebida.
O barista Rubens Vuolo, conta no podcast A Hora do Café, sobre esse desequilíbrio na hora de apreciar a bebida. Veja:
Os taninos podem ser encontrados em diferentes plantas, incluindo o cafeeiro. Durante a infusão se juntam a proteína da saliva e geram a sensação de aspereza. Vários fatores podem influenciar esse gosto na boca, seja o método de preparo, o tempo de extração e até a temperatura da água.
A qualidade do tipo de café também pode influenciar na degustação e concentração dos compostos químicos, quando aparecem em grande quantidade atinge todo o sabor do líquido, deixando o amargo e a secura no paladar.
Como diminuir a acidez
Procure incluir mais água ou fazer o truque de acrescentá-la quente depois do processo de extração finalizado. Outro método é ajustar o modo de preparo e utilizar um moedor mais grosso, assim como diminuir o tempo de retirada. Experimentar diferentes marcas também pode ser uma saída, veja aquelas que têm menor concentração de taninos na composição.
Fonte: primeirapagina