Observar e acertar a temperatura do Pit Smoker é algo muito importante para que a carne fique no ponto certo, bem saborosa, e seu churrasco seja um sucesso.
É possível trabalhar com temperaturas mais baixas e lentas, em torno de 110 ºC ou algo mais rápido com temperaturas mais elevadas como 150 ºC.
Um aparelho que pode te ajudar bastante na medição de temperatura é o termômetro de sonda. Saiba mais sobre ele no texto de hoje!
O que é termômetro de sonda?
O termômetro de sonda, conhecido também como termômetro digital, é um aparelho de medição de temperatura altamente sensível, funcionando por meio de tecnologia infravermelha. Pode ser utilizado em diferentes tipos de objetos e aplicações.
Quando falamos de churrasco, podemos dizer que o termômetro de sonda é mais utilizado para monitorar a temperatura ambiente da grelha da churrasqueira ou até mesmo a proteína do alimento que está sendo cozinhado.
Essa sonda fica normalmente montada na tampa ou cobertura da churrasqueira e indica a temperatura aproximada da zona de cozimento interior. No entanto, como não está no mesmo nível da comida, eles tendem a dar uma leitura um pouco incorreta.
Se seu Pit Smoker não tiver um termômetro montado na tampa, você pode instalar um com facilidade e ainda mais preciso.
O termômetro de sonda te ajuda a cozinhar com segurança, com temperaturas ideais, conforme o padrão dos alimentos, sem deixar assar demais ou de menos.
Esse tipo de aparelho também pode ser usado para processos de resfriamento, reaquecimento e descongelamento de alimentos, pois ele monitora e garante temperaturas seguras.
Dependendo do termômetro, ele também pode fornecer leituras precisas durante a preparação de um churrasco, no forno e no fogão.
Como usar uma sonda de temperatura?
O uso de uma sonda de temperatura utilizada em seu Pit Smoke, facilita a confirmação de que suas carnes estão em uma temperatura segura. Veja abaixo um pequeno passo a passo de como usar esse tipo de sonda:
1 – Ao ligar o Pit Smoker, insira sua sonda digital de carne na parte mais profunda de seu corte de carne. Para bifes ou um assado, esta área geralmente fica no meio. As aves são mais profundas, ao longo da parte interna da coxa;
2 – Evite colocar o termômetro em contato com os ossos da carne, pois isso pode fornecer uma leitura imprecisa do cozimento. Insira sua sonda até que esteja no meio da carne, não vá até o fim;
3 – Se você tem uma sonda de sistema duplo, pode conectá-la diretamente à sua grelha. Ela se conecta ao seu sistema de controle e você pode monitorar perfeitamente a temperatura do defumador e a temperatura da carne;
4 – É melhor ter a sonda inserida bem através do clipe, de forma que ele fique na marca da metade do terço traseiro do clipe – isso evita que o clipe interfira nas leituras;
5 – Leia a temperatura que aparece em sua sonda e fique tranquilo para fazer outras atividades longe de seu Pit Smoker. A leitura digital pode dizer rapidamente quais são suas temperaturas e você pode ajustar de acordo com sua prerefência.
6 – Quando a carne atingir a faixa de temperatura desejada, é seguro retirá-la da churrasqueira e comer.
Diferentes tipos de sonda de temperatura
Há termômetros de sonda digitais portáteis e simples de bolso, contudo eles apresentam alguns desafios, especialmente se você ainda não está familiarizado com o defumador e com a rapidez com que a temperatura sobe em diferentes tipos de carne.
Ao fazer testes pontuais em carnes, você pode usar dois termômetros portáteis diferentes. O termômetro “ThermoPop” responde rapidamente à temperatura, e precisa de apenas 4 segundos, mais ou menos, para registrar a temperatura da carne.
Já o modelo “Thermapen Mk4” é ainda mais rápido, respondendo em 2 a 3 segundos. Este é um dos termômetros certificados, podendo ser utilizado em ambientes profissionais, como alimentação e fiscalização.
Muitos Pit Smokers recentes estão tendo uma sonda embutida, que mede a temperatura da carne e mantém automaticamente a temperatura da churrasqueira em um nível predefinido. Mesmo assim, essas sondas instaladas nos aparelhos não lhe dão a liberdade de ficar longe, é preciso observar e acompanhar a medição.
As sondas digitais te ajudam a entender o momento que a carne atinge a temperatura desejada, pronta para comer.
É importante entender que um pedaço maior de carne não atingirá a mesma temperatura em todos os lugares ao mesmo tempo. Normalmente fica mais frio nas partes mais grossas e mais quente na parte mais fina. A temperatura da carne também será mais alta perto da superfície.
É aí que um termômetro de sonda portátil se torna útil, mesmo que seja um termômetro de bolso com mostrador simples. Quando a sonda de posição fixa sinaliza que a carne está pronta, é aconselhável usar outro termômetro para verificar algumas áreas diferentes da carne.
Uma sonda quente é difícil de manobrar se você tentar usá-la para fazer várias leituras de temperatura diferentes. Portanto, para tornar as coisas mais fáceis, recomendo que você tenha um termômetro de carne de mão decente, além do termômetro já embutido na sua churrasqueira.
Existem diferentes tipos de sondas de temperatura disponíveis no mercado, as principais para você utilizar em seu Pit Smoker são:
- Detector de temperatura de resistência – Esses termômetros lêem os níveis de resistência de um filme, de um fio enrolado em um vidro ou cerâmica. É muito preciso, mas também é o mais caro;
- Sonda Termopar – São os tipos mais rápidos de sondas, pois são de leitura instantânea, com uma leitura de dois a cinco segundos. As pontas da sonda apresentam dois fios finos. A temperatura do ponto de intersecção vai para um termômetro digital, embora exija uma calibração cuidadosa para garantir que a leitura seja precisa;
- Sensor com base em semicondutor – Esta sonda exibe a temperatura média que ele coleta, ao longo de sua bobina bimetálica. Pode levar até 20 segundos para obter uma leitura, e funciona melhor em alimentos mais substanciais que podem ser examinados profundamente. Esse tipo de sonda precisa de pelo menos cinco ou sete centímetros para obter uma temperatura precisa;
- Termistor de Coeficiente de Temperatura Negativa – Esta sonda fornece dados de temperatura precisos e confiáveis, de acordo com as mudanças de resistência na proteína. Quando a temperatura aumenta, a resistência cai, resultando em leituras de temperatura rápidas e precisas, em toda a faixa de temperatura que normalmente envolve cozinhar churrasco.
A importância de ter um termômetro de sonda em sua Pit Smoker
Não ter um termômetro de sonda em sua Pit Smoker pode ser arriscado, pois você estará assando e defumando uma carne sem saber exatamente a hora de desligar, para que ela fique boa.
Para saber se o peito ou a coxa de porco estão prontos, é preciso abrir o Pit Smoker e verificar com um termômetro portátil. E isso libera muito calor, estendendo o tempo de cozimento e exigindo que você defume suas carnes por mais tempo do que o necessário.
Medir a temperatura de carne moída ou aves, por exemplo, sem uma sonda, é ainda mais difícil. Algumas bactérias causadoras de doenças, que podem estar nessas carnes, precisam ser cozidas até a morte, para que não prejudiquem sua saúde.
Isso não significa que a carne ficará cozida demais, mas sim que ela deve atingir uma temperatura (73 ºC) que destrói os germes devastadores. Portanto, é importante ter pelo menos um termômetro.
A tranquilidade que você obtém ao saber que suas carnes defumadas são cozidas com segurança é um motivo importante para possuir pelo menos um termômetro de carne de qualidade para seu Pit Smoker.
Como escolher o termômetro de sonda ideal?
Como você viu é muito importante fazer uso de um termômetro de sonda em sua churrasqueira de defumação, tendo mais segurança ao comer as carnes preparadas nela.
No mínimo, você deve ter um termômetro portátil. Um tipo de discagem analógica funcionará, mas eles são muito lentos para responder. Os dispositivos portáteis digitais fornecem uma leitura mais rápida, sendo alguns deles muito rápidos.
O Termometro para carnes profissional “Thermoworks Thermapen Mk4” é um dispositivo portátil de nível profissional que fornece uma leitura precisa em apenas 2 ou 3 segundos.
Se você não quiser abrir o Pit Smoker toda vez que verificar as temperaturas da carne, compre um termômetro de sonda única com fio barato. A sonda de carne é conectada por fio à unidade de exibição que fica fora da churrasqueira.
Alguns modelos de Pit Smoker podem já vir com um termômetro montado, inclusive que foi testado quanto à precisão e foi verificado para corresponder à temperatura real dentro dele.
Você pode optar também por um termômetro de sonda dupla, esse tipo de modelo é ainda mais fácil de ser utilizado e muito eficiente para seu churrasco.
Alguns deles têm alcance e potência de sinal suficientes para que você fique tranquilo e resolva outras tarefas do dia, enquanto a carne assa e defuma.
Termômetros de sonda de boa qualidade proporcionam melhores resultados, além de tornar a sua experiência culinária mais fácil. Aqui estão algumas boas razões para ter uma sonda desse tipo:
1 – Você saberá a temperatura precisa das carnes continuamente durante o cozimento;
2 – Você tem a liberdade de fazer outras atividades, enquanto seu Pit Smoker assa e defuma a carne no tempo certo. Ele envia um sinal sem fio para um receptor que você carrega, que exibe as temperaturas atuais;
3 – Os termômetros para Pit Smoker continuam a evoluir, alguns fazendo uso da tecnologia mais recente. Alguns modelos transmitem um sinal Bluetooth que enviará informações de temperatura e tempo diretamente para o smartphone;
4 – Existem até termômetros de churrasqueiras prontos para Wi-Fi que se conectam ao seu roteador doméstico, permitindo que você monitore a carne defumada em seu computador e telefone.
Verifique mais modelos existentes no mercado e escolha o melhor termômetro de sonda para seu Pit Smoker, garantindo mais tranquilidade e um excelente churrasco. Lembre-se também de realizar a cura do seu Pit Smoker!