A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (23), do Congresso “Do Grão ao Gole”. O evento, idealizado pela Academia da Cerveja, reuniu grandes nomes da indústria, pesquisadores, produtores, mestres cervejeiros e especialistas para discutir toda a cadeia produtiva da cerveja.
Realizado em São Paulo, a programação contou com palestras e painéis que discutiram o presente e projetaram o futuro da cerveja enquanto categoria que impulsiona a economia, a gastronomia, o território e o comportamento.
No primeiro painel do congresso, a CNA participou do debate “A Indústria da cerveja no Brasil: investimentos, tecnologias e o futuro pelo campo”, ao lado de representantes do setor produtivo e do governo.
O painel contou com a presença de Maciel Silva, diretor técnico adjunto da CNA; Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Jeferson Caus, superintendente de Negócios da Cooperativa Agrária Agroindustrial; e teve a moderação da jornalista Fernanda Pressinott, da Globo Rural.
Para Maciel, o evento representou um espaço estratégico para aproximar os elos da cadeia cervejeira e discutir soluções conjuntas.
“A presença da CNA no evento foi muito importante para dialogar com a sociedade sobre os benefícios socioeconômicos do agro”, disse.
Ele também destacou a relevância do debate sobre os caminhos para ampliar a produção de cevada e lúpulo no Brasil e para estruturar cadeias de valor capazes de reduzir a dependência de insumos importados.
“O encontro também representou uma oportunidade de aprendizado a partir das experiências já consolidadas em outras cadeias produtivas”.
Fonte: cenariomt