Ari Miranda
Única News
Após registrar o mês de abril mais chuvoso desde 1961, o período de estiagem, tradicional do outono em Mato Grosso, já dá sinais de seu início oficial no estado, onde o clima para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), promete ser de muito sol com apenas algumas nuvens discretas no céu.
Mesmo com o retorno do período de seca e os dias ensolarados, o calor ainda permanece “tímido” em grande parte dos municípios mato-grossenses neste final de semana.
Na capital, Cuiabá, bastante conhecida por ser uma das cidades mais quentes do estado, o calor ainda não vem com toda sua força. O tempo permanecerá firme e o céu terá poucas nuvens até a próxima terça-feira (20). As temperaturas deverão variar entre os 23 °C durante a madrugada e 35°C durante o dia.
Em Rondonópolis, no sul do estado, céu também terá pouquíssimas nuvens durante o fim de semana, com mínimas de 19 ºC e máximas de 3 ºC.
Já em Poxoréu (263 Km de Cuiabá), as madrugadas prometem climas bem amenos, com termômetros podendo chegar à mínima de 17 ºC e máxima de 35 ºC.
Diferentemente das demais regiões de MT, a previsão do tempo para a cidade de Alta Floresta e extremo norte do estado é de possibilidade de pancadas de chuvas isoladas a qualquer hora do dia, tanto no domingo (18) quanto na segunda-feira (19), com mínimas de 24 ºC e máximas de 38 ºC.
ABRIL CHUVOSO
As chuvas na Baixada Cuiabana e outras regiões do estado têm, de forma geral, uma redução com a chegada do Outono, que neste ano começou em 20 de março. Em épocas comuns, as últimas chuvas da temporada são registradas geralmente até a segunda semana de Abril, dando início ao período de estiagem.
Porém, segundo o Inmet, neste ano, a circulação de ventos sobre a América do Sul durante todo o mês passado manteve o fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil para o estado, tornando as chuvas em MT estado mais persistentes do que o normal, justificando assim o mês de Abril mais chuvoso dos últimos 64 anos.
Outra situação verificada é que, neste ano, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), fenômeno responsável por reduzir a umidade relativa do ar e inibir a formação de nuvens, não conseguiu se estabelecer pelo interior do Brasil durante o mês de abril.
Com a grande disponibilidade de nuvens, umidade em alta e a atmosfera quente, típico da capital mato-grossense, as nuvens acabaram se formando com mais facilidade, provocando assim as pancadas de chuva, que persistiram e se estenderam até o último dia do mês.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews