Cinema

Clássico do cinema deixa Helena Bonham Carter doente – Descubra o que aconteceu!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O impacto visual do cigarro no cinema é inegável. Apesar dos riscos à saúde, a fumaça em cena pode contribuir para a atmosfera visual, ajudar no ritmo da narrativa e até criar interações entre personagens, um recurso explorado especialmente em produções de época.

Em (1999), uma das imagens mais lembradas é a de Marla, interpretada por , fumando de forma quase hipnótica enquanto a câmera se aproxima. Mas, para os atores, o efeito estético pode ter um custo.

Em entrevista de 2009, à revista Total Film, Bonham Carter revelou que adoeceu durante as filmagens do longa de David Fincher: “Tive que fazer um raio-X porque peguei bronquite — surpresa, surpresa — durante os seis meses de filmagem. E o Fincher faz muitas tomadas e vários planos com fumaça”, contou. “Ele ficou obcecado com a fumaça. Tinha que flutuar de um jeito específico. Então eu estava sempre ali, sentada em um cemitério de bitucas.”

Para evitar danos maiores, parte da indústria adota cigarros de ervas, que não contêm nicotina e são menos tóxicos, mas têm gosto desagradável. , protagonista de , que parecia fumar duas carteiras por dia na série, descreveu:

“Eles têm gosto de uma mistura de maconha com sabão. […] Alguém contou e eu fumei 74 cigarros só no piloto. Mas é preciso lembrar que filmar uma cena não é gravar uma vez — são quatro ou cinco enquadramentos e três ou quatro tomadas de cada um. Então, toda vez que acendo um cigarro, faço isso cinco, seis, sete, oito, nove, dez vezes. Dá para ouvir pela minha voz que é algo debilitante.”

O dia em que um cigarro de maconha tornou-se o grande ponto fraco do Hulk na Marvel

, de , também reclamou do sabor: “Meu próximo personagem não será fumante. Eles não podem fazer bem. Até cigarros de ervas agora têm avisos de saúde.”

A escolha pelo cigarro real ainda é comum quando a estética da fumaça é prioridade. Alex Morf, de , contou que David Fincher “não gosta de como os cigarros de ervas ficam na filmagem”.

No entanto, segundo Hamm, quem opta por fumar de verdade sente os efeitos rapidamente: “Alguns atores mais jovens queriam fumar cigarros reais para sentir de verdade. Eu disse: ‘Depois me contem como foi’. Em três dias, estavam amarelados e abatidos. É uma coisa terrível de se fazer.”

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.