Notícias

Cirurgia inovadora de reconstrução de pele é feita em Cuiabá: saiba mais!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma cirurgia de alta expansão de pele foi realizada pela primeira vez em Cuiabá, nessa terça-feira (19). A paciente foi uma criança de 11 anos, que sofreu queimaduras e esteva internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do hospital.

O primeiro a receber o procedimento, Ryelvy Miguel, teve 80% do corpo queimado ao sofrer um acidente doméstico.

Mato Grosso se tornou o terceiro a realizá-la, depois de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Segundo o médico-cirurgião Cláudio Lemos, a expansão de tecido é um procedimento simples, que permite ao corpo “gerar” pele extra para que seja usada na reconstrução em boa parte do corpo. Ela visa corrigir defeitos de diversas origens, como queimaduras, sequelas traumáticas e outras.

A mãe do Ryelvy, Viviane Ribeiro, contou que após tantas cirurgias dolorosas, o procedimento acendeu a esperança para ela e o filho.

“Ele já passou por várias cirurgias, muito dolorosas, inclusive retirando pele do couro cabeludo. Quando falaram desse novo equipamento, fiquei mais tranquila. Isso traz esperança. Eu creio que essa última cirurgia vai ser a vitória dele, em nome de Jesus”, disse.

O médico-cirurgião plástico que foi responsável pela cirurgia, Carlos Alberto Maranhão contou que o procedimento é indicada para casos graves.

“O procedimento foi utilizado como treinamento de uma técnica nova de enxertia de pele expandida, indicada para casos graves, em que o paciente tem áreas queimadas muito extensas e profundas. Esse equipamento expande a pele até nove vezes, o que será um grande benefício para nossos pacientes”, explicou.

“Hoje é um dia muito especial no HMC. Depois do sucesso do nosso mutirão de cirurgias plásticas, conseguimos trazer equipamentos de última geração para enxertia de pele. Essa parceria vai mudar muito a recuperação, o tempo cirúrgico e a internação dos nossos pacientes”, contou a médica Adriana Iveth Barón e presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras em Mato Grosso.

Segundo a representante da empresa responsável pelo procedimento, Juliana Medeiros, o equipamento pode ser utilizado para salvar vidas e que o equipamento é capaz de multiplicar em até nove vezes a área doadora, o que pode significar salvar uma vida.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.