Grupo do Whatsapp Cuiabá
Cinema

Steven Spielberg é acusado de plágio: Similaridades entre cenas geram polêmica

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

é um imitador? Não seríamos tão presunçosos a ponto de dizer isso sobre o cineasta, que é responsável por alguns clássicos maravilhosos da sétima arte há várias décadas, mas o fato é que ele foi realmente acusado de plágio em 2000. Não consegue acreditar nisso? Nós te contamos!

Em 1998, foi lançado nos cinemas, uma aventura surpreendente que combinava animação e live-action, na qual soldados de brinquedo eram trazidos à vida. Esse entretenimento “spielbergiano” foi produzido pela Amblin Entertainment e pela DreamWorks Pictures, as empresas criadas pelo diretor.

2024 word1
DreamWorks Pictures

O de Steven Spielberg em Pequenos Guerreiros, dirigido por (), foi mínimo: ele apenas supervisionou o projeto e nem mesmo é creditado como produtor. Mas suas empresas de produção estavam no comando. E ele teria uma surpresa desagradável alguns meses após o lançamento do filme.

Em 2000, o também cineasta Gregory Grant apareceu do nada para processar Spielberg, a DreamWorks Pictures e a Universal Pictures. O motivo? Ele alegou que eles haviam violado os direitos autorais de seu curta-metragem Ode to GI Joe, que lhe rendeu um prêmio estudantil da Academia do Oscar. Assista ao filme no vídeo abaixo.

Na época, Grant alegou que havia se encontrado com representantes da Amblin Entertainment com o objetivo de levar seu curta-metragem para a telona e que havia sido contratado para produzir um “tratamento” (um roteiro descrito com precisão, mas sem diálogos).

Ele até acrescentou que o próprio Spielberg havia pedido uma versão em 16 mm de seu filme. No final, de acordo com Grant, a Amblin abandonou o projeto. E, pouco tempo depois, veio o lançamento de Pequenos Guerreiros.

“Várias cenas de Pequenos Guerreiros parecem ter sido tiradas do filme de Grant, e as cenas são muito parecidas para deixar margem para dúvidas”, disse o advogado do cineasta na época. “Vemos isso como um caso de Davi contra Golias. É muito improvável que um júri aqui conclua algo diferente de plágio.”

No final do julgamento, o júri deu seu veredito e concluiu que Pequenos Guerreiros era uma obra original. Um alívio para o diretor, então. Quanto a Gregory Grant, ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ele.


Pequenos Guerreiros




*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.