Grupo do Whatsapp Cuiabá
Cinema

100 milhões de espectadores emocionados: O adeus a uma icônica série que conquistou toda uma geração

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

27 indicações ao Emmy, audiência recorde e o terceiro episódio de maior audiência na história da televisão. foi um marco na indústria televisiva americana. A minissérie estreou em janeiro de 1977 e, durante oito noites consecutivas, contou uma emocionante história sobre a escravidão da comunidade negra nos Estados Unidos. Centra-se em Kunta Kinte, um adolescente vendido como escravo, e se estende por 100 anos até que seu neto finalmente ganhe a liberdade.

Um verdadeiro sucesso, que teve o seu ponto mais alto no episódio final. Duas horas de duração que mantiveram 100 milhões de pessoas grudadas na tela, o que representou 71% de audiência. Ou seja, na noite de 30 de janeiro de 1977, mais de 70% dos lares que ligavam a televisão nos Estados Unidos assistiam ao final desta série.


Raízes

É uma adaptação do romance homônimo escrito por Alex Haley, que passou 12 anos investigando todos os aspectos da escravidão no país norte-americano. Reuniu-se com especialistas, pesquisou arquivos e até visitou a costa da Gâmbia.

Até 1990, o livro foi classificado como obra de ficção, mas historiadores e genealogistas afro-americanos garantiram que tudo o que Haley escreveu era verdade, tornando-o um documento incrível sobre este episódio sombrio da história.

2024 word3
ABC

Raízes foi definida como a série de ficção mais importante da história da ABC. A emissora decidiu levar a série ao ar por oito noites consecutivas porque só o fez por dever social, não apostou que daria certo e queria se livrar dela rapidamente. A realidade foi muito diferente, e mudou para sempre a forma como a sociedade da época via os negros.

“Isso desempenhou um papel enorme na forma como víamos televisão. Falava sobre a vida negra, como os negros vieram para a América. Isso realmente lançou as bases para a amplitude e profundidade da narrativa que pode ser feita na televisão.” diz Adrien Sebro, professor de Estudos Audiovisuais da Universidade do Texas, à CNN em julho de 2023.


Raízes

ABC queria se livrar da série, e foi exatamente por isso que ela triunfou

O fato da ABC ter decidido transmitir todos os episódios de uma vez para sair do caminho rapidamente foi um dos ingredientes para que Raízes funcionasse tão bem.

Foi o exemplo de maratona, porque lançou todos os episódios em uma semana.

“À medida que começou a circular o boca a boca sobre o quão bom o programa era, principalmente nas comunidades negras, acabou se tornando um fenômeno de audiência”, disse Eric Deggans, analista de mídia da NPR.

A série foi muito explícita. Mostrou espancamentos, linchamentos, estupros e separação de . São cenas fortes, mas foram necessárias para que os brancos contemplassem a dor dessa realidade. Abalou a sociedade e, por tudo isso, tornou-se uma das ficções mais acompanhadas da história da televisão americana.

2024 word3
ABC

Em 2016, pelo History Channel. De mesmo nome, foi uma nova minissérie de oito horas que apresenta a mesma história de uma perspectiva contemporânea. A repercussão não foi a mesma, mas recebeu boas críticas da imprensa.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.