A noite de lançamento contará com a exibição de curtas mato-grossenses premiados na edição passada além de um teaser da TV Maual. Também serão apresentados o tema e as novidades previstas para a programação de 2025. O evento marca a abertura de inscrições de curtas-metragens e videoclipes para a mostra competitiva da 24ª Maual, realizadas pelo site
Sob o tema “Escutar a terra, romper a imagem”, a 24ª edição da Maual propõe uma reflexão ética e estética, convidando o público a um retorno sensível aos gestos de ver e escutar, uma florestania dos sentidos que brota do encontro entre territórios, sons e imagens.
A Maual se inspira na confluência de três grandes biomas – Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica – que faz de Mato Grosso um território de pulsante diversidade ecológica e cultural. “a Mostra de Audiovisual Universitária e Independente da América Latina nasce deste chão como um gesto de escuta e criação: não apenas de imagens sobre a terra, mas com a terra, com seus sons, ritmos e cosmologias”, ressalta a supervisora do Cineclube Coxiponés e Programadora da Maual, profa. Letícia Capanema.
O mato-grossense Hugo Alberto foi o artista convidado para traduzir o tema desta edição em ilustrações feitas exclusivamente para a 24ª Maual. As artes produzidas e a apresentação do tema podem ser conferidas em mais detalhes no site da Mostra () e nas redes sociais do Cineclube Coxiponés ().
Nesta edição, dando continuidade à parceria com o Sebrae Mato Grosso e com a presidente da MT Cine Daniele Bertolini, produtora executiva da Maual, será realizada a terceira edição do Maual Lab – o laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais da Maual. Além de diversos novos parceiros e apoiadores que serão divulgados ao longo da programação.
A Maual tem sido o maior evento cultural e formativo de audiovisual de abrangência internacional do estado de Mato Grosso, mobilizando cerca de 2.000 pessoas por edição e promovendo a formação de aproximadamente 300 profissionais de audiovisual do estado, por meio de cursos, oficinas, master class, sessões de pitching e do Maual Lab. Tais atividades geram importantes impactos culturais, sociais, formativos e econômicos. Só o Maual Lab, em dois anos, já desenvolveu 12 projetos audiovisuais de curta duração e 3 projetos de longa duração.
Em uma trajetória de 24 anos de atuação, a tradicional Mostra latino-americana marca a história da formação profissional em audiovisual em Mato Grosso e a memória do público cuiabano, promovendo não apenas a difusão dos curtas, mas também a qualificação profissional de produtores independentes e universitários.
Durante o lançamento da 24ª Maual, serão exibidos cinco curtas-metragens mato-grossenses premiados na edição anterior da mostra competitiva. São eles:
Albuesas (Glória Albues, 2024, 20’)
Bença (Eric Bruno, 2024, 6′)
Salada de Furtos: Os Quatro Delinquentes (Ryan Victor, 2023, 15’)
Fragmentos de Alda (Maria de Fátima Rodrigues, 2024, 17’)
Mansos (Juliana Segóvia, 2024, 20’)
Realizada por alunos do departamento de Comunicação da UFMT, a TV Maual reúne imagens de arquivo e depoimentos que compõem o acervo do Cineclube Coxiponés em uma série de programas em formato televisivo de até dez minutos de duração. O projeto tem coordenação do professor do curso de Cinema e Audiovisual Moacir Francisco Barros. O teaser, que será exibido durante o lançamento da 24ª MAUAL, traz um compilado do primeiro ano do projeto que produziu 5 episódios veiculados no canal YouTube do Cineclube Coxiponés e na TVU da UFMT.
Fonte: Olhar Direto