TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Cinema

Cientistas elogiam: Filme de ficção científica é considerado o mais preciso pela ciência, apesar das críticas

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em 2021 estreou um filme apocalíptico que nos deixou com um riso nervoso por parecer tão próximo da realidade. relatava a chegada do fim do mundo da perspectiva mais aterrorizante: a da estupidez do ser humano. As autoridades do filme viam o fim da humanidade com apatia e, pior ainda, com negação. Era quase impossível não pensar na vida real e em alguns personagens de nossa política ao ver a proposta do diretor .

McKay se cercou de um elenco de luxo, composto por , , e , entre outros. Conseguiram arrasar em visualizações após sua chegada à Netflix e, ainda hoje, se mantém como o filme de ficção científica mais visto na história da plataforma com seus 171 milhões de visualizações.

No momento de sua estreia, chegou a ser o segundo filme mais visto da plataforma, superado apenas por , mas agora desceu posições até ficar na quarta posição. São superados por , que chegou ao top 1 este ano após alcançar 325 milhões de visualizações, o já citado Alerta Vermelho e , com 172 milhões.

O filme conta como a jovem astrônoma Kate Dibiasky descobre um cometa que colidirá com a Terra em aproximadamente seis meses e que é grande o suficiente para causar extinção global. A comunidade científica verifica os dados e começam a avisar as autoridades para que tomem medidas. No entanto, nem os meios de comunicação nem os políticos levam a sério os avisos, apesar de Kate e seu mentor Randall se esforçarem para comunicar a gravidade do assunto.

Embora a imprensa especializada não tenha dado todo seu apoio, a recepção entre cientistas foi muito positiva. O meteorologista Peter Kalmus escreveu no The Guardian que, embora fosse uma sátira, “é o filme mais preciso que já vi sobre a aterrorizante falta de resposta da sociedade ao colapso climático”. Apesar do roteiro do próprio McKay falar de um cometa, os fatos do filme podem ser aplicados ao aquecimento global, que recebe o mesmo tratamento por parte de muitos meios e autoridades.

2025 word2

Netflix

Além de críticas e sátiras, Não Olhe Para Cima é um filme muito divertido e engraçado, ao mesmo tempo que deprimente, como aponta o crítico Mick LaSalle, do San Francisco Chronicle. Uma oportunidade para rir de nós mesmos, mas também para nos preocupar com o futuro da humanidade.

, , , , e completam o elenco do filme.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.