📝RESUMO DA MATÉRIA

  • As bagas de Aronia Nativas da América do Norte, possuem um longo histórico de ajudar a manter vivas as tribos nativas americanas durante éculos devido à grande quantidade das bagas e às poderosas propriedades nutricionais
  • A fibra é uma das principais contribuições para a saúde, pois ajuda a eliminar partículas de alimentos antigos do cólon à medida que elas se movem, o que a torna um agente protetor contra o câncer
  • As bagas de Aronia são ricas em polifenóis antioxidantes, que são um tipo de micronutriente que pode ajudar a prevenir o cancro e as doenças cardiovasculares, além de diminuir a inflamação associada a outras doenças graves

🩺Por Dr. Mercola

A saúde e o bem-estar estão a ser mais conscientes, cada vez mais pessoas atentam aos alimentos que colocam nos seus corpos. Em vista disso, as bagas de Aronia, com o tradicional apelido de amora, estão surgindo com mais frequência. Não é algo incomum quando você olha para todos os antioxidantes e compostos ricos em nutrientes contidos em cada pequena baga azul brilhante, que parece um cruzamento entre uma pequena uva concord e um mirtilo ou cranberry, dependendo da variedade.

Elas crescem em cachos densos e possuem um sabor ácido de dar água na boca, além de ser ótimo, daí o nome Aronia. As bagas crescem em pequenos arbustos presentes nas regiões mais frias da América do Norte. Elas pertencem à família Rosaceae e possuem o nome botânico Aronia melanocarpa. Aronias vermelhas possuem o nome botânico de Aronia arbutifolia. O Nutrição e você os chamam de “pequenas frutas silvestres subárticas” e observa:

“Os frutos possuem cascas espessas e pigmentadas em cachos pendentes. As frutas vermelhas são mais doces que as variedades pretas, enquanto as últimas possuem sabor um pouco amargo. As bagas de coloração preta e azul são fontes bastante ricas da classe antocianinas de antioxidantes de pigmentos.”

As bagas frescas de Aronia podem ser utilizadas da mesma forma que outras, incluindo em compotas, iogurte, vinho e inúmeras sobremesas. As bagas secas de Aronia são vendidas em muitas lojas de produtos naturais como um lanche saudável. Você pode adicionar elas à sua mistura de trilhas DIY e a outros alimentos se quiser “aumentar” sua quantidade de nutrientes. As frutas secas também podem ser infundidas com água fervente e mergulhadas para fazer um chá de ervas rico em antioxidantes.

Ao consumir esses e outros alimentos que contêm Aronia, você se protege com muitas vitaminas e minerais poderosos, incluindo vitaminas A, C e E, ácido fólico e minerais como potássio, ferro e manganês. E também existem os antioxidantes e uma série de fitonutrientes presentes nessas pequenas frutas.

Qual é a grande importância dos antioxidantes?

Como mencionado, as Aronias vêm com vários tipos de antioxidantes poderosos, na verdade, elas possuem a maior capacidade antioxidante entre outras frutas silvestres e qualquer outra. Parte da importância dos antioxidantes é a sua capacidade de proteger as células do corpo dos efeitos prejudiciais da oxidação. Os estudos clínicos indicam que o consumo regular de bagas, incluindo as de Aronia, ajuda a combater doenças neurológicas, cancro, envelhecimento, inflamação, diabetes e infecções bacterianas.

A Organic Facts explica que uma das maneiras de conseguir isso é utilizando a proteção antioxidante que pode apoiar a saúde geral, pois ajuda a acabar com os radicais livres na corrente sanguínea, órgãos e tecidos que, de outra forma, poderiam causar mutação nas células saudáveis. Segundo a Aronia Berry News, 100 gramas de bagas dela possuem um valor de capacidade de absorção de radicais de oxigênio de pouco mais de 16.000. Isso é um teste de laboratório5 que tenta quantificar a capacidade antioxidante total dos alimentos.

Essa é uma informação significativa para as pessoas que compreendem as toxinas que flutuam no ar através da poluição, em alimentos, jardins e alimentos pulverizados com pesticidas, produtos de limpeza com a química melhorada, revestimento antiaderente em utensílios de cozinha e muitas outras formas pelas quais substâncias causadoras de doenças entram no seu corpo e aumente sua carga de radicais livres. Tenha uma melhora através de notas de comida:

“Acredita-se que os antioxidantes protegem contra diversas doenças degenerativas como câncer e doenças cardíacas, e contribuem para o envelhecimento em geral. Eles também são um componente essencial das dietas antirrugas, pois conseguem ajudar a proteger a pele dos efeitos nocivos dos poluentes ambientais, da fumaça do tabaco, da radiação ultravioleta, do sol e de outros fatores que fazem com que o corpo produza radicais livres.”

As bagas de Aronia preta, contêm alguns dos fitoquímicos flavonoides fenólicos mais elevados, chamados antocianinas, da natureza. De forma mais específica, 100 gramas de frutas frescas contêm cerca de 1.480 miligramas (mg) de antocianinas. A quantidade de proantocianidinas (a variedade incolor da antocianina) é mais próxima de 664 mg por 100 gramas.

Os cientistas passaram muito tempo examinando os impactos à saúde que as bagas de Aronia podem ter devido à sua tonalidade roxa forte, que muitas vezes oferece uma pista sobre o conteúdo de antocianina que também é antioxidante de um alimento vegetal, conhecido por possuir um efeito protetor muito impressionante contra o câncer. Você consegue enxergar elas em alimentos como cranberries, mirtilos, uvas, repolho roxo, ameixas, beringelas, amoras, cerejas, morangos, espargos roxos e até mesmo rabanetes.

Outros motivos pelos quais as bagas de Aronia podem mudar sua saúde para melhor

Segundo a Organic Facts, alguns dos elementos mais proeminentes e poderosos das Aronias, incluem epicatequina, quercetina, ácido caféico, carotenos, malvidina, luteína e zeaxantina. O Nutrição e você registra outros compostos para incluir como cianidina-3-galactosídeo, peonidina, delfinidina, petunidina, pelargonidina e ácido caféico. O Notícias sobre bagas de Aronia relata:

“As bagas de Aronia são de fato alguns dos melhores suplementos de saúde da natureza e os benefícios dessa ‘superberry’ parecem infinitos, além dos mencionados acima, que inibem o desenvolvimento de coágulos sanguíneos e o processo inicial de aterosclerose. As bagas de Aronia também podem ajudar a melhorar a sua memória!”

O mesmo site lista uma série de outras maneiras de consumo de bagas de Aronia para melhorar sua saúde. Cada um dos benefícios significativos para a saúde abaixo está relacionado de forma direta a um dos muitos fitonutrientes da fruta:

  • Anticâncer, em especial o de cólon
  • Ajuda a prevenir a degeneração macular e a catarata porque possui fotofiltração da zeaxantina nos raios UV
  • Proporciona uma melhora na circulação e fortalece os vasos sanguíneos
  • Apoia a saúde do trato urinário e ajuda a prevenir infecções do trato urinário
  • Equilibra sua pressão arterial
  • Ajuda na digestão porque possui um efeito gastroprotetor
  • Previne e trata a diabetes, pois a fibra aumenta a regulação da insulina
  • Melhora a aparência da pele e combate o envelhecimento
  • Combate vírus
  • Ajuda a controlar seu peso
  • Ajuda a prevenir a constipação e também a diarreia
  • Melhora a saúde intestinal, promovendo bactérias boas
  • Possui um papel anti-inflamatório
  • Fortalece o coração devido ao alto teor de potássio
  • Aumenta o sistema imunológico e a produção de colágeno
  • Reduz o estresse oxidativo no cérebro e combate a demência

Possui aspectos de proteção contra o câncer das bagas de Aronia

Além disso, o programa Cure com comida chama as bagas de Aronia de “superalimento que promove a saúde intestinal” devido a todas as fibras que contêm. Apenas 100 gramas fornecem 16,9 gramas de fibra! Uma maneira pela qual a fibra difere de outros macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras, é que ela não é digerida, mas permanece intacta e serve para “empurrar” os alimentos no cólon que podem estar por aí, atrasando o progresso e causando câncer.

As bagas de Aronia podem chamar-se protetoras do cancro por essa mesma razão, uma vez que a fibra transmite outros benefícios para a saúde além dos movimentos intestinais saudáveis, incluindo melhoria geral da saúde intestinal, colesterol otimizado, possível de peso e redução do risco de contrair diabetes. Foi observado pela Fox News que as grandes quantidades de agentes antibacterianos, antivirais e antidiabéticos presentes nas bagas de Aronia servem para:

“Combater a formação de placas arteriais e proteger o fí contra uma boa quantidade de insultos e toxinas. Na nossa sociedade cada vez mais diabética, os compostos da Aronia ajudam a reduzir o açúcar no sangue e a melhorar a produção natural de insulina do próprio corpo.

Diversos compostos da Aronia são combatentes naturais do câncer e protegem contra o desenvolvimento de tumores na bexiga, mama, cólon, pulmões, ovários e pele. Além disso, esses compostos combatem a doença de Crohn e a herpes, e também inibem o HIV, reduzem os sintomas incômodos da TPM. Os estudos preliminares também mostraram que a Aronia pode ser útil para retardar o crescimento do glioblastoma, uma forma de câncer cerebral fatal.”

Estudos sobre a potência proteção à saúde das bagas de Aronia

Os cientistas do Departamento de Nutrição e Ciência Alimentar da Universidade de Maryland investigaram a potência de frutas com elevadas quantidades de antocianinas, conhecidas como uvas, mirtilos e bagas de Aronia preta, para testar a sua actividade quimiopreventiva contra o cancro do cólon. Mesmo que todos os três extratos tenham inibido o crescimento de células cancerígenas, a Aronia demonstrou possuir os efeitos mais potentes.

Uma parte do Departamento de Agricultura dos EUA, o Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura, afirma que as Aronias são ricas em polifenóis, um tipo de micronutriente que pode prevenir o câncer e doenças cardiovasculares.

Em estudos com animais, o cancro do esófago induzido de forma química diminuiu entre 30% e 60%, e a incidência de cancro do cólon em 80%, quando exposto a extratos de antocianina, e sem afetar as células saudáveis. Além disso, “evidências pré-clínicas e clínicas sugerem que o consumo de bagas de Aronia pode mitigar a inflamação associada a doenças crônicas.” Notas diárias do Med:

“Sua atividade de supressão tumoral funciona em um nível diferente de atividade tumoral, nos estágios de iniciação, e progressão do desenvolvimento do tumor. Eles podem ser uma ferramenta prática de pesquisa e um recurso terapêutico promissor, uma vez que contêm a maior quantidade de antocianinas entre as frutas nativas da América do Norte.”

E também, as bagas de Aronia desempenharam um papel importante na sobrevivência de tribos nativas americanas como os Potawatomi, na área entre Milwaukee, Detroit e norte de Indiana, em especial no combate a constipações e sistemas imunitários enfraquecidos, devido ao elevado teor de vitamina C das bagas. Mas isso não é tudo. O United Tribes Technical College investigou a importância das frutas vermelhas nas dietas tradicionais e relatou:

“O estudo ainda é sobre as propriedades fitoquímicas de Aronias, cranberries, amoras juninas, uvas silvestres, framboesas silvestres, etc., o que poderia reduzir a incidência de diabetes tipo 2 e doenças crônicas em comunidades tribais.”

Por exemplo, os cientistas na Bulgária descobriram que extratos de Aronias exercem atividade antiviral e antibacteriana contra o vírus da gripe tipo A, Staphylococcus aureus e Escherichia coli (E. coli).

As palavras de cautela e incentivo em relação as Aronias

As bagas de Aronia contêm ácido oxálico, uma substância natural encontrada com frequência em frutas e vegetais, que pode cristalizar e estimular o desenvolvimento de cálculos de oxalato no trato urinário. Qualquer pessoa com histórico de cálculos de oxalato deve limitar a ingestão e sempre ingerir quantidades adequadas de água para evitar um início desconfortável. O ácido oxálico também pode interferir na absorção de magnésio, cálcio e outros minerais.

Mas aqui mostro a boa notícia, como um produto viável de alimentação saudável e fitness, as bagas de Aronia já estão surgindo no mercado, e algumas receberam a cobiçada certificação orgânica do USDA, relatada pela Fox News.

Além disso, ao contrário dos morangos (no topo da lista Dirty Dozen dos produtos mais pulverizados) e de muitas outras frutas, as bagas de Aronia são resistentes a pragas, por isso não requerem muitos produtos químicos presentes na agricultura hoje. Ainda assim, se você procurar bagas de Aronia em sua mercearia local ou loja de produtos naturais, a melhor opção é procurar marcas orgânicas.