📝RESUMO DA MATÉRIA
- Os bedbugs ou percevejos de cama são insetos parasitas que se alimentam apenas de sangue, e de preferência sangue humano. Eles estão ressurgindo e atingiram populações quase epidêmicas em muitas cidades.
- Alimentados pela resistência aos pesticidas e sendo transportados ao redor do mundo em malas, os cientistas descobriram que eles são atraídos pela roupa suja.
- Você pode evitar uma infestação em sua casa inspecionando com cuidado qualquer hotel ou casa onde você se hospede e inspecionando sua casa de forma regular, pois eles podem pegar carona do cinema, do escritório ou da lavanderia.
- Os pesticidas usados para matar percevejos de cama estão associados a problemas de saúde e sintomas neurológicos. Opções naturais, como a remediação térmica, são mais saudáveis para você e sua família.
🩺Por Dr. Mercola
Bedbugs ou percevejos de cama são pequenos insetos parasitas que se alimentam apenas de sangue, e de preferência sangue humano. Um percevejo adulto tem cerca do tamanho de uma semente de maçã com um corpo achatado e marrom. Entretanto, depois de se alimentarem do seu sangue, o corpo deles incha e fica com uma cor avermelhada. Embora esses pequenos insetos sejam um incômodo e se multipliquem de forma rápida, eles não transmitem doenças.
No geral, esses pequenos vampiros se escondem durante o dia nas fendas do seu colchão, sofá, roupa suja ou qualquer pequena fresta que possam encontrar. Eles não criam ninhos ou casinhas, mas viajam e vivem em grupos, o que os torna um pouco mais visíveis quando você os procura na cabeceira da cama, atrás do papel de parede ou da estrutura da cama. Embora seu corpo permaneça arredondado como uma semente de maçã, eles podem ficar achatados até a largura de um cartão de crédito, facilitando caber em espaços pequenos.
Uma fêmea de percevejo de cama pode botar centenas de ovos durante sua vida. O ciclo de vida médio de um percevejo é de 10 meses a 1 ano, passando por vários estágios. Se houver um hospedeiro viável disponível, os insetos podem progredir por esses estágios de forma rápida, atingindo a maturidade em cerca de um mês. Para que os percevejos de cama em estágio de ninfa sobrevivam, eles precisam se alimentar de sangue pelo menos a cada poucas semanas, mas um adulto pode sobreviver por até cinco meses sem se alimentar.
A população de percevejos de cama vem aumentando de forma rápida desde 2004. Pode haver muitas razões para o ressurgimento desses pequenos parasitas. Alguns pesquisadores teorizam que a crescente população de percevejos de cama pode ser resultado de sua resistência a pesticidas ou da dificuldade de eliminar todos eles para erradicar o problema em uma área. Outra razão pode ser a rapidez com que os humanos espalharam o problema pelo mundo.
Bichos a bordo, prontos para viajar
Os bedbugs dependem de uma variedade de sinais visuais, cheiros e mudanças de temperatura para encontrar sua próxima refeição de sangue. Eles vivem o ano todo, pois ficam abrigados em sua casa ou quarto de hotel, mas são mais ativos durante os meses quentes de verão. Mais infestações são relatadas nos meses de verão, talvez porque mais pessoas estejam viajando. Se você estiver viajando, é importante saber como evitar levar percevejos de cama para casa e infestá-la.
Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, investigaram o que motiva o comportamento dos percevejos de cama na ausência de um hospedeiro viável, na esperança de encontrar pistas para reduzir o número de percevejos transportados de um lugar para outro ao redor do mundo. Neste pequeno estudo, eles montaram dois quartos com duas bolsas de roupas. Uma bolsa estava cheia de roupas limpas e a outra com roupas usadas por várias horas.
Uma das salas também tinha um fluxo constante de dióxido de carbono para simular a respiração humana. Os cientistas não ficaram surpresos que os insetos na sala com dióxido de carbono procuraram de forma mais ativa por um hospedeiro de sangue, já que esse comportamento dos percevejos é bem documentado. No entanto, o que eles descobriram foi que os insetos pareciam ser mais atraídos pela bolsa de roupas que haviam sido usadas.
A capacidade dos insetos de discernir odores humanos parece desempenhar um papel predominante na disseminação dos insetos e oferece informações valiosas sobre o desenvolvimento de odores que podem afastá-los.
Uma maneira pela qual os insetos podem ter se tornado viajantes do mundo é nas bolsas de roupa suja que transportamos do hotel para casa. Esse estudo demonstra que pode ser do seu interesse guardar suas roupas sujas bem guardadas para evitar caronas de parasitas. São necessários apenas dois ou três percevejos para infestar por completo sua casa depois de alguns meses.
Como encontrar percevejos de cama em casa ou quando você viaja
A prevenção é a chave para manter sua casa livre de bedbugs. Embora não seja possível impedir que esses bichinhos entrem nas roupas da sua empresa, você pode reduzir o risco de levá-los para casa quando viajar. Neste breve vídeo, o especialista em percevejos de cama Lou Sorkin, do Museu Americano de História Natural, descreve o ciclo de vida deles e ajuda você a identificar onde e como procurá-los.
Antes de fazer reservas em qualquer hotel, confira o Bedbug Report, um banco de dados público e gratuito de hotéis e complexos de apartamentos nos EUA e Canadá. O banco de dados lista os hotéis por regiões, então se o seu hotel tiver um relato de percevejos de cama, você pode encontrar outro na lista que tenha um relatório limpo.
Depois de chegar ao seu destino, seja um hotel ou a casa de um amigo, há várias maneiras de determinar se há percevejos de cama na residência. Não desfaça as malas quando chegar, mas deixe sua bagagem em uma banheira limpa ou em um suporte fora do chão enquanto você inspeciona o quarto. Uma lanterna e um cartão de crédito ajudarão você a encontrar os insetos. Comece com os travesseiros, retirando a fronha e olhando ao longo da costura da fronha por pequenos insetos, ovos, excrementos ou pequenas manchas de sangue.
Em seguida, vá até os lençóis e a coberta, levantando-os devagar e observando com cuidado as costuras, onde eles podem ficar escondidos. Desdobre os lençóis, certificando-se de ir até o colchão. Procure ao longo da costura e nas pequenas aberturas de ventilação localizadas nas laterais. Seja cuidadoso e observe todos os quatro cantos da cama, não apenas um.
Olhe embaixo das molas, dos móveis estofados, das cortinas, ao longo da cabeceira da cama e até mesmo embaixo do criado-mudo, onde eles podem se esconder até a próxima refeição. Se você encontrar percevejos de cama, pegue sua bagagem e vá embora de imediato.
Ao acordar na manhã seguinte, procure pequenas manchas vermelhas de sangue nos lençóis, que são evidentes após uma picada de percevejo de cama. Se você não os viu na inspeção, mas os encontrou na manhã seguinte, você poderá tomar precauções para não levá-los para casa. Os percevejos de cama podem chegar depois de uma viagem, quando um amigo vem visitá-lo ou até mesmo nas roupas de um técnico de conserto de eletrodomésticos.
Portanto, é uma boa ideia fazer uma inspeção básica de rotina em sua casa para verificar se há percevejos, mesmo que você não tenha viajado. Lembre-se de que os percevejos têm mais probabilidade de ser atraídos por suas roupas sujas, então, ao viajar, mantenha-as bem embaladas para reduzir a possibilidade de que quaisquer insetos no quarto voltem para casa com você.
Percevejos de cama podem não transmitir doenças, mas eles prejudicam sua saúde
Muitos acreditam que percevejos de cama não transmitem doenças. Até o momento, evidências da transmissão de doenças não foram documentadas, mas também não foram estudadas de maneira extensiva. Algumas pessoas são muito alérgicas às picadas, e coçar em excesso pode levar a infecções secundárias na pele. Como o percevejo de cama primeiro injeta uma substância química que anestesia a área para que você não sinta a picada, se você está perdendo o sono pensando que está sendo picado, é provável que seja por causa da ansiedade e não dos insetos.
A ansiedade e o estresse de uma infestação de percevejos podem afetar sua saúde psicológica, levando a sintomas físicos de estresse. Em um caso, uma mulher cometeu suicídio após repetidas infestações de percevejos de cama. Os pesquisadores que estudaram o caso concluíram:
“Nosso relato de caso mostra que as infestações de percevejos de cama foram o provável gatilho para o início [de] um estado psicológico negativo que, por fim, levou ao suicídio… Dado o… aumento nas infestações, é preciso tomar medidas rápidas não apenas na tentativa de controlar e erradicar os percevejos, mas também para cuidar de forma adequada daqueles que são infestados”.
Estudos mostram que pessoas que convivem com percevejos de cama têm maior probabilidade de relatar ansiedade, distúrbios do sono, suicídio, dificuldades financeiras, alterações de humor e comportamento delirante. Efeitos psicológicos e emocionais associados ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) também foram relatados após uma infestação de percevejos de cama.
Somando-se a esses problemas psicológicos, há um estigma equivocado e generalizado de que percevejos são resultado de sujeira. Outros podem querer se distanciar o máximo possível daqueles que têm o problema, aumentando os sentimentos de isolamento e impedindo que as pessoas busquem apoio em amigos e familiares. De repente, o lugar que eles chamam de lar e santuário foi invadido por pequenos insetos que se alimentam do seu sangue e do seu estado psicológico vulnerável.
Fique longe de pesticidas
Embora você queira que esses insetos desapareçam o mais rápido possível, também é preciso ter cuidado antes de aceitar tratamentos padrão com pesticidas perto de sua família e animais de estimação. O Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas (NPIC) dos EUA relatou um aumento drástico no número de casos de efeitos colaterais leves a graves, incluindo uma morte, como resultado da exposição a pesticidas para matar percevejos de cama.
Na maioria dos casos, as doenças estavam relacionadas com o excesso de pesticidas aplicados na área, a falha em trocar a roupa de cama tratada com pesticida e a notificação inadequada sobre a aplicação do produto químico. Em um caso em Ohio, uma declaração divulgada de um aviso de saúde pelo CDC afirmou:
“Essas aplicações ilegais foram feitas cinco vezes ao longo de 72 horas e incluíram pulverização de tetos, pisos e até mesmo camas e um colchão de berço. Entre os ocupantes estava uma família com crianças pequenas, que apresentavam sintomas de saúde típicos de envenenamento por pesticidas, incluindo dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, tontura e tremores musculares”.
Tratamentos mais saudáveis e não tóxicos podem matar os percevejos de cama
Livrar sua casa dos percevejos de cama exige um esforço focado e consistente. A menos que você use remediação térmica, eles não morrerão todos da noite para o dia. Você precisa ficar atento ao sair de casa para não infectar seu carro e levar esses insetos para dentro de sua casa ou de outra pessoa.
Os bedbugs são muito suscetíveis ao calor. O calor extremo, chamado de remediação térmica, durante um período de várias horas, em geral é suficiente para matar percevejos de cama. Você pode deixar tudo em sua casa, exceto plásticos, animais de estimação e sua família, quando a casa for tratada.
Embora um pouco mais caro que o tratamento químico, é mais saudável e seguro para todos os envolvidos, exceto para os percevejos. Se você tem uma área pequena, pode ser uma boa ideia experimentar um vaporizador com um acessório para limpar sua cama, todos os móveis e o carpete.
Se for verão, deixe seu carro exposto ao sol com as janelas fechadas por completo para aumentar o aquecimento do carro a temperaturas que matem os insetos. Álcool isopropílico é outra opção para ajudar a matar os ovos dos percevejos de cama.
Uma solução de álcool isopropílico a 91% em um borrifador pode ser usada para umedecer todas as áreas com probabilidade de conter ovos, como móveis estofados e colchões. Lençóis, travesseiros, cobertores e toalhas podem ser colocados na secadora em temperatura alta por pelo menos 30 minutos.
Ensaque suas roupas e feche-as bem até ter certeza de que sua casa está livre de percevejos de cama. Você pode retirar as roupas limpas conforme necessário e guardá-las apenas quando tiver certeza de que sua casa está livre deles. Outro método natural de matar percevejos de cama incluem a terra de diatomáceas, que não evapora nem desaparece até que você a aspire. Ela funciona cortando a membrana externa dos insetos. Óleos essenciais, como óleo de árvore do chá, óleo de lavanda e óleo de hortelã-pimenta são repelentes eficazes.
Questões em aberto permanecem sobre a segurança do biopesticida
Um biopesticida chamado Aprehend, desenvolvido pela Penn State, foi aprovado para venda em bases estaduais em 2017. O produto é uma formulação patenteada de esporos de fungos que aderem às pernas dos insetos. Dentro de 20 horas de contato, os esporos germinam e colonizam o corpo do inseto, matando-o de forma eficaz.
O contato direto com o spray não é necessário, ao contrário dos pesticidas químicos que precisam entrar em contato direto com os insetos para matá-los. Em vez disso, o fungo adere às pernas de apenas uma pequena porcentagem da população, que então o traz de volta ao grupo e transfere fisicamente os esporos para os outros enquanto eles se limpam.
No laboratório, os cientistas conseguiram atingir quase 100% de erradicação com uma aplicação. O produto também continua funcionando por mais de três meses. Este fungo em particular foi usado como pesticida no passado para controlar populações de gafanhotos na África, antes que os cientistas da empresa voltassem sua atenção para os percevejos de cama.
No entanto, os efeitos a longo prazo da liberação de um fungo na população de insetos não foram muito estudados e podem ter efeitos de longo alcance, muito além de matar percevejos de cama em sua casa. Então, para estar seguro, recomendo implementar de maneira diligente as sugestões acima primeiro, antes de tentar esse novo biopesticida.
Fonte: mercola