MATO GROSSO

Cidade de MT lidera ranking nacional de estupros, com 90% dos casos contra menores ocorrendo em residĂȘncias

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ
O municĂ­pio de Sorriso (a 400 km de CuiabĂĄ) lidera a lista das cidades brasileiras com maior taxa de estupro e estupro de vulnerĂĄvel, com 113,9 casos para cada 100 mil habitantes. Outras trĂȘs cidades de Mato Grosso, Sinop, CuiabĂĄ e TangarĂĄ da Serra, tambĂ©m estĂŁo entre as 50 com os Ă­ndices mais elevados entre municĂ­pios com mais de 100 mil habitantes. AlĂ©m disso, 90% dos casos acontecem dentro de casa, por familiares.
O abuso sexual contra menores foi debatido durante o 4Âș Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado na Ășltima sexta-feira (30). no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Durante a palestra do promotor de Justiça, Leandro TĂșrmina, ele apresentou nĂșmeros que reforçam o cenĂĄrio alarmante e quase sempre invisĂ­vel: o abuso infantil estĂĄ em crescimento.
“Quando alguĂ©m abusa de uma criança ou adolescente, quais marcas ficam na vĂ­tima? Como os violentados reagem a isso e como seguem com suas vidas? A dor pode atĂ© diminuir, mas a ferida estarĂĄ lĂĄ para sempre.” Foi com esse questionamento que TĂșrmina iniciou a palestra “Prevenção e Enfrentamento Ă  ViolĂȘncia Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
A reflexĂŁo surgiu a partir de um paralelo traçado pelo promotor com possĂ­veis experiĂȘncias traumĂĄticas vividas, como, por exemplo, um assalto. Com a proposta de provocar o pĂșblico sobre os impactos profundos e duradouros da violĂȘncia sexual na infĂąncia e adolescĂȘncia, o palestrante continuou com a divulgação dos nĂșmeros do AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica de 2024, referentes ao ano anterior.
Segundo dados do AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica de 2024, o Brasil registrou 83.988 vĂ­timas de estupro em 2023, sendo 76% dos casos contra pessoas vulnerĂĄveis e 61% contra crianças menores de 13 anos.
“E quem eram os agressores? Aqueles que deveriam proteger e dar amor. Em 64% dos casos com vĂ­timas menores de 13 anos, os agressores eram familiares e, em 22,4%, conhecidos. Ou seja, quase 90% dos casos acontecem dentro de casa”, destacou o promotor de Justiça, coordenador adjunto do Centro de Apoio Operacional (CAO) da InfĂąncia e da Juventude do MinistĂ©rio PĂșblico de Mato Grosso.
De acordo com o palestrante, diante desses dados, o Sistema de Garantia de Direitos precisa refletir sobre como atuar de forma preventiva para evitar que esses casos ocorram e, quando acontecerem, estar preparado para acolher adequadamente as vĂ­timas.
Ao falar da prevenção, o promotor de Justiça divulgou as orientaçÔes do Guia de ReferĂȘncia da Childhood Brasil, que tem como objetivo a proteção Ă  infĂąncia e Ă  adolescĂȘncia e como foco de atuação o enfrentamento do abuso e da exploração sexual. “SĂŁo quatro situaçÔes pontuais para prevenirmos essa violĂȘncia: informar a comunidade sobre o assunto; desenvolver um programa de educação para a saĂșde sexual; criar um ambiente que inclua verdadeiramente as crianças e adolescentes hipervulnerĂĄveis; e realizar um trabalho preventivo com os pais das crianças e adolescentes, principalmente com famĂ­lias de crianças em situação de risco”, disse.
O palestrante reforçou que o enfrentamento Ă  violĂȘncia sexual exige uma atuação articulada em rede, e que os principais instrumentos para garantir esse enfrentamento sĂŁo a escuta especializada e o depoimento especial. Propagou que Mato Grosso conta com um “Protocolo Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes VĂ­timas ou Testemunhas de ViolĂȘncia”, lançado em 2021, com fluxos de atendimento.
“Com todas essas engrenagens funcionando, o que precisamos fazer — e Ă© nossa obrigação — Ă© compartilhar a informação, nunca a criança ou o adolescente. NĂŁo Ă© a vĂ­tima que deve ser ouvida novamente. É a informação que precisa circular por meio de um fluxo de atendimento bem estruturado”, finalizou, divulgando uma sĂ©rie de materiais que podem ser utilizados nessa jornada pelos integrantes da rede de proteção.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.