Sophia @princesinhamt
Cinema

Charlie Hunnam: Como um Filme de Ficção Científica Mudou Sua Carreira há 20 Anos, Mesmo Após Rejeitar Zack Snyder

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em meados dos anos 2000, a carreira de não estava em seu melhor momento. O ator, antes de protagonizar (2008) e de trabalhar com em (2013) e com em (2016), não teve vida fácil. Exceto (2003), parecia que Hunnam não encontrava a forma de se encaixar. Mas a vida é inesperada e, ao mesmo tempo e depois de muito tempo sem trabalho, chegaram duas grandes propostas.

Há 20 anos, estava trabalhando em (2006) quando propôs a Hunnam se juntar ao projeto. O filme, que adaptou a novela gráfica homônima de sobre a batalha das Termópilas, é um dos grandes projetos da carreira do cineasta. Embora a crítica não tenha reagido com um positivismo absoluto, o público adorou: custou 65 milhões de dólares e arrecadou 456 milhões de dólares em todo o mundo.

300 teria sido uma boa opção para Hunnam, mas, ao mesmo tempo, apareceu com um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos: (2006). O ator se decidiu por este projeto e isso mudou sua carreira.

Filhos da Esperança, uma adaptação do romance homônimo de P. D. James, se ambienta em 2027, em um mundo distópico no qual a infertilidade humana conduziu à depressão mundial e às guerras. Reino Unido é um estado policial no qual os refugiados são levados a campos de concentração. Lá são aprisionados, deportados ou assassinados. Theo Faron () é o protagonista, um ex-ativista com a missão mais importante de todas: transportar e proteger uma mulher grávida.

De meses desempregado a duas importantes propostas

“Foi um daqueles momentos terríveis em que estive completamente desempregado durante 18 ou 24 meses e só buscava trabalhar com cineastas sérios e tentava me consolidar, mas não conseguia trabalho”, contou Hunnam à GQ em 2023. “De repente, me ofereceram dois filmes ao mesmo tempo. 300 foi o segundo, mas Filhos da Esperança foi o primeiro. Era um grande fã de Alfonso Cuarón, que tinha acabado de fazer . Tinha visto e me pareceu brilhante”.

2025 word3

Universal Pictures

Hunnam já havia aceitado Filhos da Esperança, mas como Snyder era um cineasta que estava despontando, quis falar com ele. “Sabia que, provavelmente, não estaria disponível, mas mesmo assim se reuniu comigo durante uma hora e meia, onde fez o mesmo que em : em uma sala um pouco maior que esta, já tinha o plano completo do filme de 300, do princípio ao fim. Essa reunião consistiu em Zack me explicar o filme, cena por cena, plano por plano, como seria 300”.

Apesar de Hunnam ter que dizer não a Snyder, ator e diretor estavam destinados a trabalhar juntos. Foi em 2021 quando o cineasta lhe propôs outro projeto no qual estava trabalhando: Rebel Moon. A saga de ficção científica estreou na Netflix com Parte 1: (2023) e Hunnam deu vida a Kai nela.

Filhos da Esperança está considerado uma obra-prima do cinema. Sua nota da crítica no RT é de 92% e, embora sua arrecadação não tenha superado seu orçamento – custou 76 milhões de dólares e somou 70,6 milhões de dólares mundialmente -, conseguiu três indicações ao Oscar: Melhor roteiro adaptado, Melhor direção de fotografia e Melhor edição. Este ano, o New York Times a incluiu na posição número 13 de sua lista dos 100 melhores filmes do século XXI.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.