Carros & Motos

CEO da GWM desaparecido: BYD inicia processo judicial

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

BYD Processa CEO da GWM , que está desaparecido

A BYD entrou com um processo contra o CEO da Tank, que pertence à Great Wall Motors. O caso se torna um mistério na indústria automotiva, já que o executivo está desaparecido há mais de dois meses.

Um caso bizarro e intrigante está chamando a atenção na indústria automotiva chinesa. A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, entrou com um processo contra Chang Yao, CEO da marca Tank, que pertence à Great Wall Motors. O detalhe que torna a história ainda mais estranha é que Chang está desaparecido desde julho.

Processo por “infração online” e o desaparecimento do CEO

De acordo com o aviso da People’s Court Announcement Network, a BYD acusa Chang Yao de uma “disputa de infração online”. O caso está sendo julgado pelo Tribunal da Internet de Pequim, mas a ausência do CEO forçou o tribunal a emitir uma citação por edital. 

Isso significa que, se Chang não se apresentar, o processo continuará sem sua presença, com a audiência marcada para o final de setembro.

O desaparecimento de Chang, cujas atividades nas redes sociais estão paralisadas desde 24 de junho, coincide com uma campanha interna de combate à corrupção na Great Wall Motors.

Embora a empresa não tenha confirmado se os eventos estão relacionados, a falta de contato com o CEO desde julho levanta sérias questões sobre seu paradeiro e seu futuro na companhia.

2025 word1

Chang Yao – CEO da GWM Tank – Foto: Reprodução

Quem é Chang Yao e o que é a Tank?

Chang Yao é uma figura ascendente na Great Wall Motors. Ele se juntou à empresa em 2022 e teve uma ascensão meteórica, tornando-se CEO da marca Tank em maio de 2025. A Tank, que se tornou uma submarca independente em 2021, é especializada em veículos off-road, com modelos como o Tank 300 e o Tank 500.

O caso da Tank é de grande importância para a Great Wall Motors, já que a marca vendeu 143.700 unidades nos primeiros oito meses de 2025. No entanto, o número representa uma queda de 4,88% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa ainda não se pronunciou sobre o futuro da liderança da marca.

O que você acha que pode ter motivado o processo da BYD e o desaparecimento do CEO da Tank? Deixe sua teoria nos comentários.

Leia aqui: BYD avança e montadoras tradicionais correm contra o tempo

 


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.