Dados do relatório semanal de Vigilância Epidemiológica dos Vírus Respiratórios apontam para um aumento significativo no número de casos de Influenza A e B em Cuiabá. O levantamento revela um salto de 14 casos registrados em 2024 para 165 em 2025, representando um aumento de 85%. Do total de casos confirmados neste ano, 32 necessitaram de hospitalização.
Diante desse cenário de crescimento da circulação dos vírus da gripe, a Prefeitura de Cuiabá intensificou a campanha de vacinação nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. O foco da imunização é o público prioritário, estimado em 248.118 pessoas, que inclui crianças, idosos e gestantes, grupos mais vulneráveis a complicações da doença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cuiabá já recebeu um total de 88 mil doses da vacina contra a gripe, distribuídas em três remessas desde o início da campanha. A pasta municipal ressalta que a vacinação está ocorrendo de forma contínua nas UBS, com equipes de saúde também realizando ações de conscientização junto aos pacientes que procuram as unidades, com o objetivo de estimular a adesão à vacina.
Para se vacinar, as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha devem procurar a UBS mais próxima, portando um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.
Fonte: cenariomt