Se você está pensando em uma forma de ganhar dinheiro com seu carro (ou alugando um), saiba que além de Uber e 99, também há outras possibilidades, como o Indrive. O diferencial para o motorista Indrive pode negociar o valor da corrida.
Além disso, a plataforma tem outras diferenças, como a possibilidade de usar o veículo um pouco mais antigo dependendo da cidade.
Como ser motorista Indrive?
Para se tornar um motorista do Indrive, é necessário atender alguns requisitos, assim como algumas etapas. Vamos ao passo a passo:
Os requisitos básicos são:
-
Idade mínima de 21 anos.
-
Carteira de motorista de acordo com a categoria
-
EAR (Exerce Atividade Remunerada). É preciso ir até o Detran de sua cidade para adicionar o EAR. Para modalidades de entregador e motoboy não é necessário.
-
Histórico de condução sem infrações graves nos últimos anos.
A plataforma também vai pedir uma foto da placa e da frente do veículo, assim como uma foto do documento atualizado.
Ademais, a Indrive realiza uma verificação de antecedentes para garantir a segurança de seus passageiros.
Formulário
O interessado também deve acessar este site para preencher o formulário.
Acesse o link e preencha o formulário de inscrição online com suas informações pessoais, bem como os detalhes do veículo que você pretende usar para dirigir.
Certifique-se de fornecer informações precisas e atualizadas, pois isso pode ajudar no processo de aprovação.
O prazo médio para o inDrive responder às novas solicitações e verificar pendências é rápido. Geralmente, a resposta vem em até 48 horas.
Verificação de veículo
Em geral, os tipos e marcas de carro podem variar, no entanto é necessário que tenha 4 portas e ano de fabricação a partir de 2010, de acordo com a cidade em que você for rodar.
Como o ano de fabricação geralmente muda anualmente, é necessário verificar no momento do cadastro se o veículo está apto.
Se tudo estiver certo, o Indrive vai fazer uma inspeção do veículo para garantir que ele atenda aos seus padrões de qualidade e segurança.
Portanto, verifique se o carro está limpo, em boas condições mecânicas e atende todas as regulamentações locais de transporte.
Comece a dirigir
Assim que você for aprovado pela plataforma já pode começar a aceitar as solicitações de passageiros por meio do aplicativo.
A partir daí, é só abrir e logar no app para receber solicitações de viagens. Nele, abra a guia “Urbano” para escolher o tipo de viagem que deseja fazer.
Quando “tocar” a corrida, você pode decidir se aceita ou não e sugerir uma tarifa. Antes de aceitar, você pode negociar com o passageiro o valor.
Vantagens e desvantagens de ser motorista Indrive
Ser um motorista do Indrive oferece uma série de vantagens, das quais podemos destacar:
-
flexibilidade de horário;
-
possibilidade de ganhar dinheiro extra;
-
o passageiro paga a corrida diretamente ao motorista, no final, sem intermediação;
-
oportunidade de conhecer pessoas interessantes;
-
o algoritmo da plataforma fornece apenas pedidos rentáveis aos seus motorista;
-
a plataforma dá prioridade aos motoristas com melhor classificação e para isso é preciso concluir viagens, receber boas notas, assim como evitar reclamações dos passageiros.
Além disso, a comissão é menor em relação à Uber e 99. De acordo com a empresa, essa comissão não passa de 9,5%, enquanto pode chegar a 30% nas plataformas concorrentes
Como nem tudo são flores, há algumas desvantagens, como o valor mínimo indicado pela plataforma, que em alguns momentos é baixo, o que exige a negociação entre motorista e passageiro.
Além disso, ainda há alguns bugs e erros na plataforma. No entanto, esses problemas são constantemente verificados e sanados.
A plataforma afirma ter um canal de comunicação direta com seus parceiros, mas há reclamações da exigência de enviar e-mail para registrar uma reclamação, por exemplo.
Ainda há reclamações quanto a mobilidade e o redirecionamento dos motoristas. Isso pode levar o parceiro a perder corridas.
Por fim, lembre-se de que a Indrive é uma plataforma competitiva, então, para ter sucesso como motorista, é importante manter uma boa reputação e receber avaliações positivas dos passageiros.
Esteja sempre atento ao feedback dos passageiros, busque constantemente melhorar suas habilidades como motorista e avalie sempre o passageiro. Segundo a plataforma, isso ajuda os motoristas a aceitarem melhores corridas no cotidiano.
Fonte: garagem360.com.br