O Citroën Basalt chegará no começo de outubro para popularizar o segmento de SUV cupês com um atrativo: o porta-malas de 430 litros. Com isso, além de outros fatores, pretende brigar com o segmento de sedãs de entrada na faixa dos R$ 100 mil, onde pode atingir famílias que procuram um carro espaçoso nessa faixa de preço, além de motoristas de aplicativo e frotistas.
Para ter esse bagageiro digno de um sedã, a Citroën recorreu a um truque já usado pelo Fiat Fastback, que tem capacidade para 516 litros em seu porta-malas. Nos dois carros, a inclinação da coluna C da carroceria e do vidro traseiro permite que a traseira seja mais alta, dando mais volume à área de bagagens.
Mais comprido do que o C3 hatch, de quem se origina, o Basalt tem um balanço traseiro maior, que é a distância entre o eixo de trás e o final do carro. Esse fator também colabora para alcançar os 430 litros. Vale lembrar que essa medida foi a divulgada na Índia, então o padrão da medição brasileiro pode apresentar números diferentes.
Basalt x sedãs compactos
Modelo | Porta-malas (em litros) |
---|---|
Citroën Basalt | 430* |
Fiat Cronos | 525 |
Volkswagen Virtus | 521 |
Honda City | 519 |
Renault Logan | 510 |
Hyundai HB20S | 475 |
Toyota Yaris Sedan | 473 |
Chevrolet Onix Plus | 469 |
Nissan Versa | 466 |
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Basalt x SUVs compactos
Modelo | Porta-malas (em litros) |
---|---|
Citroën Basalt | 430* |
Fiat Fastback | 516 |
Volkswagen Nivus | 415 |
Fiat Pulse | 370 |
Renault Kardian | 358 |
*padrão indiano
Como é o Basalt
O Basalt será vendido com duas opções de motores. A versão mais barata Live virá com o 1.0 de três cilindros aspirado flex com 75 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. O objetivo do Basalt básico será brigar com os sedãs compactos de entrada, como Chevrolet Onix Plus, principalmente nas vendas diretas para empresas e motoristas de aplicativos.
Além do motor mais fraco, o Basalt de entrada terá um visual bem simples, com rodas de aço cobertas por calotas, interior com revestimento de tecido e poucos acessórios. Seguindo o restante da família, o modelo deverá ter apenas dois airbags obrigatórios.
Já as mais caras Feel e Shine virão com o 1.0 de três cilindros turbo flex de 130 cv de potência e transmissão automática CVT com sete marchas simuladas. O SUV briga, então, em uma faixa superior de preços, visando rivais como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Fonte: autoo