Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Carro elétrico no Brasil: líder em desvalorização no mercado de veículos usados

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Carro elétrico é mau negócio? Modelo lidera o ranking de desvalorização no país

Comprar carro elétrico é mau negócio? Modelos zero km e usados lideram o ranking de desvalorização no país em setembro. Entenda.

A ideia de que carros elétricos desvalorizam mais que os modelos a combustão ganhou força em setembro. Dados mostram que eles lideraram a queda de preços, levantando dúvidas entre os consumidores se a compra é, de fato, um bom negócio. Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Por que os carros elétricos desvalorizam tanto?

Atualmente, o mercado de veículos eletrificados no Brasil vive um momento de transição e forte concorrência. A chegada de novos modelos, especialmente de marcas chinesas como BYD e GWM, aumentou a oferta e pressionou os preços para baixo. Essa “guerra de preços” impacta diretamente o valor de revenda dos modelos novos e, principalmente, dos usados.

Carros elétricos desvalorizamCarros elétricos desvalorizam
Foto: Freepik

 

Segundo o <!–>Índice Webmotors–>, os elétricos 0km tiveram uma queda de 0,492% em setembro, superando a desvalorização dos carros a combustão novos (-0,150%). No entanto, a maior perda foi registrada entre os elétricos usados, que lideraram o ranking com uma queda de 0,818% no mesmo mês.

Híbridos perdem valor mais lentamente

Em contrapartida, os veículos híbridos mostram um comportamento diferente. Os modelos 0km registraram a menor queda entre todas as categorias, com apenas -0,149% de desvalorização em setembro. Isso sinaliza que o mercado percebe os híbridos como uma transição mais segura para a eletrificação, mantendo um valor de revenda mais estável.

Os híbridos usados, por sua vez, tiveram a maior queda percentual (-1,019%), mas analistas apontam uma consistência na percepção de valor desses veículos no mercado secundário.

Ranking de desvalorização em setembro de 2025

Nesse contexto, os números mostram claramente o comportamento distinto de cada segmento, o que pode criar boas oportunidades para quem está de olho em um seminovo. Veja:

  • Híbridos usados: -1,019%

  • Elétricos usados: -0,818%

  • Elétricos 0KM: -0,492%

  • Usados (a combustão): -0,477%

  • 0KM (a combustão): -0,150%

  • Híbridos 0KM: -0,149%

Oportunidade para compradores?

Apesar da má notícia para quem já tem um elétrico na garagem, a queda nos preços pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no mundo da eletrificação. A rápida evolução da tecnologia e a concorrência acirrada tornam os modelos usados mais acessíveis.

Enquanto observamos uma pressão maior sobre os preços dos usados, o que pode representar oportunidades para compradores finais, os veículos elétricos usados mostram uma recuperação interessante“, avalia Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, em entrevista ao InfoMoney.

Você acha que a desvalorização torna o carro elétrico um mau negócio ou uma boa oportunidade de compra? Conte para a gente nos comentários!


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.