Turismo

Capela feita de conchas de diversas origens homenageia a grandiosidade marítima de Portugal

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

O Alentejo é uma das regiões mais visitadas de Portugal, famoso por seus vinhos, vilas e castelos medievais. E também pela cidade de Évora, um Patrimônio da Humanidade, que guarda atrativos como a Capela dos Ossos.

Bem menos famosa é a “Capela das Conchas”, localizada na freguesia de Alcáçovas – uma parte do mapa alentejano por vezes negligenciada na hora de definir o que visitar, mesmo ficando a menos de meia hora de Évora.

Alcáçovas, um lugar marcante na história de Portugal (foi ali que se assinou, em 1479, um tratado que deu fim à guerra sucessória entre as Coroas de Castela e Portugal), hoje fica no interior do município de Viana do Alentejo, e garante um complemento menos macabro ao roteiro de quem já passou pela Capela dos Ossos: em vez de restos humanos, o destaque vai para conchas vindas de mares de todo o planeta.

História do local

Conhecida popularmente como Capela das Conchas (ou das Conchinhas), por razões óbvias, essa edificação religiosa oficialmente é conhecida como a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Erguida no século 17, ela faz parte do acervo arquitetônico vinculado ao Paço dos Henriques, antiga residência real que ficava em Alcáçovas, todos imóveis tombados pelo Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico (IPPAR, o “Iphan português”).

O diferencial da capela é sua referência ao mar e às navegações, um elemento central da história portuguesa do período. Além das conchas em si, a capela tem um circuito d’água integrado a um aqueduto que conecta o poço a um tanque, tornando o lugar pródigo em conexões aquáticas.

Estudiosos apontam que a capela tem ao menos 26 espécies de conchas trazidas por navegadores portugueses de expedições em todo o mundo. Elas estão presentes em decorações exuberantes na fachada, no jardim e nos interiores, “conversando” com a azulejaria e pedaços de porcelana que também compõem os mosaicos. Segundo os especialistas, o local é um exemplo de “arte híbrida” no Alentejo, mesclando elementos orientais e ocidentais.

Como visitar

A Capela das Conchas fica no coração de Alcáçovas, no número 22 da Rua do Paço, e costuma ficar aberta para visitação durante o dia, com uma colaboração de € 2 solicitada para ajudar na manutenção do local. Apesar da curta distância para quem sai de Évora, o indicado é ir de carro, pois há pouca oferta de ônibus conectando a cidade à freguesia de Alcáçovas.

Leia tudo sobre o Alentejo

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.