Coordenadores de escolas de Cuiabá participaram, na tarde de segunda-feira (11), do curso de formação “Escola de Educadores Formação de Documentação Pedagógica na Prática”. O evento foi realizado no auditório do Sebrae, localizado no Goiabeiras. Os profissionais da educação receberam orientações para estimular a documentação pedagógica para aprendizagem na primeira infância, que corresponde à faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.
Houve uma palestra conduzida pela professora Patricia Romeu, pesquisadora da infância e profissional dedicada ao estudo de abordagens pedagógicas que respeitam e valorizam o processo inicial de aprendizagem. Também é formada em Magistério, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Alfabetização e Letramento.
Foi destacado que a documentação pedagógica na educação infantil é o registro sistemático e reflexivo das experiências, interações e aprendizagens das crianças em ambiente escolar, o que envolve a análise, interpretação e comunicação dessas experiências, visando aprimorar a prática pedagógica e promover a participação ativa das crianças no seu aprendizado.
A professora Malsete Aristides Santana, coordenadora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Dom Bosco, localizada no bairro Praeirinho, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, vinculada à Prefeitura de Cuiabá, em patrocinar o debate sobre valorizar a memória infantil na produção escolar.
“É uma ideia que sempre colocávamos nas formações iniciais. É necessário registrar a vivência da criança, colocando-a como protagonista do próprio trabalho. O registro da memória auxilia o desenvolvimento, mostrando que a criança é capaz de ter pleno aprendizado e desenvolver suas habilidades”, afirma.
Fonte: cenariomt