O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está promovendo, até sábado (6), a edição Centro-Oeste do Camping Escolar Regional em Cuiabá e Várzea Grande, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A iniciativa oferece a rotina de alto rendimento a 69 jovens de 11 a 18 anos, vindos de seis estados e do Distrito Federal, sendo 45 de Mato Grosso.
Durante o evento, os atletas com deficiência participam de treinamentos, avaliações físicas e palestras, além de contar com suporte de uma equipe multidisciplinar. As modalidades contempladas nesta edição são atletismo, natação e tênis de mesa.
As atividades são realizadas das 8h às 19h na Universidade Federal do Mato Grosso, que recebe as disputas de atletismo e natação, enquanto o Ginásio Fiotão, em Várzea Grande, abriga o tênis de mesa.
Do total de participantes do estado, são 20 no atletismo, 18 na natação e 7 no tênis de mesa, representando municípios como Alta Floresta, Campo Verde, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande. A equipe técnica local conta com 11 profissionais.
Segundo o coordenador do Camping, Altemir Trapp, a realização na região marca um passo importante para o fortalecimento do paradesporto. “Ter Mato Grosso como sede evidencia a valorização do esporte paralímpico no Estado e a confiança em sediar eventos de grande porte”, destacou.
O Camping Escolar Paralímpico é realizado desde 2018 e visa desenvolver jovens talentos que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares. Este ano, a iniciativa ganhou versões regionais, já realizadas no Rio de Janeiro, e com próximas etapas previstas para Fortaleza, Blumenau e Manaus até novembro.
Fonte: cenariomt