AL-MT

Campanha Laço Branco promoverá ações em Mato Grosso em dezembro: participe!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1
2025 word1

Foto:
ANNY GABRIELLY MARTINS CARVALHO

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), reforçou o compromisso com as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher durante reunião com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Cenira Evangelista, realizada na última quinta-feira (6). O encontro tratou da Campanha Laço Branco, movimento que incentiva homens a se engajarem pelo fim da violência contra a mulher, celebrado em 6 de dezembro.

Neste ano, o Governo de Mato Grosso, em parceria com o CEDM, realizará um evento no dia 10 de dezembro, às 14 horas, no Allure, em Cuiabá, com a presença das forças de segurança, servidores públicos e representantes da sociedade civil. O objetivo é fortalecer a conscientização e promover o diálogo com os homens mato-grossenses, convidando-os a serem protagonistas na defesa da mulher.

“Precisamos ampliar as políticas de enfrentamento, não se trata somente de um simples laço, mas de uma mensagem de conscientização: nós, homens, estamos assumindo nosso papel nessa causa. A Assembleia Legislativa se soma a esse movimento, reafirmando o compromisso com políticas públicas que valorizem e protejam as mulheres mato-grossenses”, destacou o parlamentar.

A campanha é inspirada em um movimento internacional iniciado em 1991, no Canadá, e simbolizado pelo laço branco, que representa o compromisso dos homens em nunca cometer, permitir ou silenciar diante da violência contra as mulheres. No Brasil, o movimento foi reconhecido oficialmente pela Lei nº 11.489/2007, que instituiu 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

“O deputado Max tem liderado importantes iniciativas de combate à violência contra a mulher. Com o substitutivo integral que criou o Ser Família Mulher, ele demonstra sensibilidade e compromisso com políticas públicas que garantem proteção, acolhimento e autonomia às mulheres mato-grossenses”, destaca Cenira Evangelista. 

Cenira ainda explica que, até a realização do evento, serão promovidas diversas ações, como uma mobilização nas redes sociais, em que homens publicarão vídeos para conscientizar outros homens, além da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizada de 20 de novembro a 10 de dezembro, período marcado por datas significativas de luta e reflexão sobre o tema.

Também participaram da reunião a procuradora da PGE Glaucia Amaral, a psicóloga da Procuradoria da Mulher da ALMT, Katiélen Martins, e a secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres (Sappm), Salete Morockoski.

Atuação – Max Russi já apresentou oito leis voltadas à proteção e valorização das mulheres mato-grossenses. Entre elas, a Lei nº 11.795, que cria um guia informativo sobre serviços públicos de atendimento a mulheres em situação de violência e a Lei nº 11.136, que obriga agressores a ressarcirem o Estado pelos custos decorrentes de seus atos.

Outra medida é a Lei nº 11.100, que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio a mulheres em situação de risco, com formas de comunicação simples e discretas para solicitar ajuda. O parlamentar também é autor do Substitutivo Integral nº 2 ao Projeto de Lei nº 73/2020, convertido na Lei nº 11.222/2020, que criou o programa Ser Família Mulher, voltado à proteção e autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Fonte: al.mt.gov.br
Autor: Presidência da ALMT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.