Mato Grosso está mobilizada na Campanha Nacional Coração Azul, com atividades em vários municípios para combater o tráfico de pessoas. A ação, liderada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) por meio do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), intensificou as abordagens nesta terça-feira (29) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e nesta quarta-feira (30), das 9h às 11h, no Terminal Rodoviário Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá.
A campanha teve início em junho e se estende até agosto, passando por cidades localizadas às margens da BR-070, em regiões de fronteira e em grandes centros urbanos, áreas com maior incidência desses crimes. O objetivo é conscientizar a população por meio de blitzes educativas, distribuição de panfletos e palestras em escolas, direcionadas especialmente a adolescentes, jovens e adultos.
Wesley da Mata, coordenador da Comissão de Prevenção, Articulação e Mobilização do Cetrap, destacou que a falta de informação ainda é um obstáculo. “A gente divulga os canais de denúncia como o Disque 100 e o 180, além de alertar sobre os principais alvos desses crimes, que incluem adolescentes, mulheres e a população LGBTQIA+. Também orientamos sobre propostas de emprego suspeitas, especialmente nas redes sociais”, explicou.
O tráfico de pessoas é considerado crime hediondo e está frequentemente associado a outras violações graves, como o trabalho escravo e a exploração sexual. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelos canais oficiais.
O Cetrap, ligado à Sesp, tem como missão propor políticas públicas e diretrizes para o enfrentamento desse tipo de crime em nível estadual.
Serviço:
O quê: Campanha Coração Azul
Local: Rodoviária de Cuiabá, Cássio Veiga de Sá – Bairro Consil, Cuiabá
Horário: Das 9h às 11h
Fonte: cenariomt