A campanha de vacinação contra a raiva segue em ritmo acelerado em Sorriso, alcançando a marca de 4.222 animais imunizados até o momento. O balanço atualizado mostra que 3.192 cães e 1.030 gatos já receberam a dose do imunizante, o que representa 18,36% da meta total de vacinar 23 mil animais, em todo o Município.
No último sábado (23), O Dia D realizado no Distrito de Primavera, resultou na imunização de 586 animais, sendo 471 cães e 115 gatos. A mobilização contou com um ponto fixo em frente à Unidade de Saúde e equipes volantes percorrendo sítio a sítio da zona rural, garantindo que os moradores do campo também tivessem acesso à imunização.
Para a coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, esse resultado é motivo de comemoração, mas também de alerta. “Superar a marca de quatro mil animais é reflexo do esforço contínuo das nossas equipes e da conscientização da população. Estamos no caminho certo, mas ainda falta 80% da meta para ser alcançada e precisamos manter o ritmo para garantir a barreira sanitária contra a raiva”, destacou.
A raiva é uma doença grave, transmitida pela saliva de animais infectados, e não tem cura. A vacinação é a única forma de prevenção. A vigilância é fundamental porque o vírus continua circulando em animais silvestres, que podem entrar em contato com cães e gatos domésticos não vacinados.
Campanha continua na zona rural
A vacinação na zona rural segue até dia 19 de setembro, com equipes volantes percorrendo comunidades, fazendas e propriedades que ainda não haviam sido alcançadas, para garantir que nenhum animal fique sem a proteção da vacina.
Etapa Urbana – Dias D de Mobilização
Além do ponto fixo, duas grandes mobilizações já estão programadas para o mês de setembro:
- 13 de setembro (Região Leste): cinco pontos de vacinação distribuídos pelos bairros;
- 20 de setembro (Região Central): onze pontos de vacinação para atender de forma ampla a população.
Nos Dias D, os moradores terão duas opções: levar o animal até o ponto de vacinação ou ir até o local solicitar um vacinador, que poderá acompanhar até a residência, especialmente para quem tem dificuldade de locomoção ou muitos animais. No entanto, a retirada de vacinadores para atendimento domiciliar poderá ser feita até às 16h no dia das ações.
“Contamos com o apoio da população para que entenda a importância da campanha e leve seus cães e gatos para serem imunizados. Só assim conseguiremos proteger nossos animais e também a nossa comunidade”, conclui Claudete.
Fonte: cenariomt