No próximo sábado (10), a população de Cuiabá, Mato Grosso, poderá acompanhar demonstrações impressionantes de cães policiaisdurante a terceira edição de um torneio promovido pela Secretaria de Justiça. A competição acontece no Parque das Águas, a partir das 18h, com a participação de canis de diversas corporações das forças de segurança.
Além das provas que destacam o desempenho de cães farejadores em operações de busca, resgate e detecção de entorpecentes e armas, o evento contará também com um aulão aberto ao público, voltado à obediência pet. Donos de animais de estimação poderão participar com seus cães, em um espaço voltado à integração e aprendizado.
Os cães utilizados pelas forças de segurança atuam em operações de alta e média complexidade, principalmente no ambiente prisional, onde são essenciais na localização de objetos ilícitos, como celulares e drogas. Alguns desses animais são treinados desde filhotes e se tornam especialistas em encontrar materiais escondidos em locais de difícil acesso, como paredes, pisos e objetos camuflados.
A tropa canina é composta, em sua maioria, por exemplares da raça pastor belga malinois, reconhecida por sua resistência, inteligência e foco. Também integram o grupo cães da raça golden retriever, com destaque para os que participam de projetos de interação social e humanização em unidades penitenciárias.
Com canis distribuídos em diferentes regiões do estado, essas unidades especializadas se consolidam como parceiras fundamentais das equipes humanas, formando o chamado binômio — a união estratégica entre cão e agente de segurança.
Fonte: cenariomt