BYD avança na Europa e se prepara para produzir carros na Europa
A BYD, que superou a Tesla em vendas globais, planeja construir uma fábrica na Hungria para competir de frente com a Volkswagen e a Stellantis. Entenda a estratégia da montadora chinesa para dominar o mercado europeu de carros elétricos.
A guerra dos carros elétricos está prestes a ficar mais acirrada. A BYD, gigante chinesa que recentemente superou a Tesla em vendas globais, anunciou planos ambiciosos para a Europa, incluindo a construção de uma fábrica na Hungria.
BYD avança na Europa e se prepara para produzir carros na Europa
A montadora chinesa está de olho em um lugar entre as cinco maiores do continente, o que a colocaria em rota de colisão direta com as gigantes locais, como o Grupo Volkswagen e a Stellantis.
Apesar de seu domínio no mercado chinês, a BYD ainda tem uma presença modesta na Europa. Em 2024, a empresa vendeu apenas 13.250 carros no continente, o que representa uma pequena fatia de mercado de 0,1%. O modelo mais popular é o Atto 3, que vendeu mais de 10 mil unidades.

A estratégia da localização
A chave para o sucesso da BYD na Europa é a produção local. A nova fábrica, que será construída em Szeged, na Hungria, terá uma capacidade inicial de 200 mil unidades por ano. A decisão de produzir no continente tem uma série de vantagens estratégicas:
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Redução de custos: A produção local diminui os custos de logística e evita as tarifas de importação, o que torna os carros mais competitivos.
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Acesso a incentivos: A fabricação na Europa permite que a BYD receba incentivos de compra em países como a França, que recentemente mudou suas regras para favorecer carros elétricos com baixa pegada de carbono.
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Blindagem contra tarifas: A produção dentro da União Europeia protege a empresa de possíveis tarifas punitivas, caso uma investigação conclua que a China subsidia de forma injusta suas montadoras.
A estratégia da BYD segue o mesmo caminho de montadoras coreanas e japonesas, que só ganharam força na Europa após instalarem fábricas no continente. A própria Tesla viu suas vendas na Europa dispararem após a abertura da Gigafactory em Berlim, mostrando que a produção local é fundamental para conquistar o mercado de massa.
Com a nova fábrica, a BYD se prepara para competir em pé de igualdade com as montadoras tradicionais, trazendo modelos com tecnologia de ponta e preços competitivos. A batalha pelo mercado europeu de veículos elétricos está apenas começando, e a BYD já se posicionou como um dos principais candidatos a um lugar no pódio.
Você acha que a BYD conseguirá ser a número 1 em vendas de carros elétricos na Europa? Deixe sua opinião nos comentários.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360