Após 16 anos de espera, a seleção brasileira masculina de basquete voltou ao topo da AmeriCup, ao vencer a Argentina na final disputada em Manágua, Nicarágua, no domingo (31). O clássico sul-americano terminou com placar de 55 a 47, garantindo o quinto título do Brasil na competição.
O triunfo teve sabor especial de revanche, já que na edição de 2022, em Recife, a equipe brasileira perdeu a decisão para os argentinos. Desta vez, o Brasil mostrou solidez defensiva e conseguiu neutralizar o rival.
Na campanha, o time somou cinco vitórias em seis jogos, perdendo apenas para os Estados Unidos na fase inicial. Os norte-americanos ficaram com o bronze após vencer o Canadá por 90 a 85.
O armador Yago Santos brilhou com 14 pontos e cinco assistências, sendo eleito MVP do torneio. Também se destacaram Bruno Caboclo, com 11 pontos e sete rebotes, Gui Deodato (nove pontos) e Vítor Benite (oito pontos). Yago e Caboclo foram incluídos no quinteto ideal da competição, ao lado de Juan Fernández (Argentina), Javonte Smart (EUA) e Kyshawn George (Canadá).
O técnico Aleksandar Petrovic destacou a postura defensiva como fator decisivo para a conquista: “O ataque pode ganhar um jogo, mas para levar o título é preciso defender. Conseguimos mudar essa mentalidade”.
Agora, a seleção volta o foco para o torneio classificatório da Copa do Mundo de 2025, previsto para novembro, no Grupo C ao lado de Venezuela, Colômbia e Chile.
Campanha do Brasil na AmeriCup
- 23 de agosto – Brasil 81 x 76 Uruguai
- 24 de agosto – Brasil 84 x 66 Bahamas
- 26 de agosto – Brasil 78 x 90 Estados Unidos
- 28 de agosto – Brasil 94 x 82 República Dominicana
- 30 de agosto – Brasil 92 x 77 Estados Unidos
- 31 de agosto – Brasil 55 x 47 Argentina (final)
Fonte: cenariomt