TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Notícias

Brasil investiga 45 casos de intoxicação por metanol com 15 mortes confirmadas

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (31), que nove estados brasileiros investigam possíveis casos de intoxicação por metanol. O boletim mais recente do órgão aponta 45 notificações em análise em todo o país, em meio à crise provocada pela adulteração de bebidas alcoólicas com a substância.

Estados em alerta

O estado de São Paulo concentra o maior número de registros suspeitos, com nove casos em investigação, seguido por Pernambuco (20), Piauí (5), Paraná (4), Mato Grosso (2), Rio de Janeiro (2), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1).

Desde a descoberta do esquema de adulteração em 17 de outubro, São Paulo também lidera as confirmações da doença: são 46 casos. No total, o Brasil soma 59 diagnósticos confirmados de intoxicação por metanol. Os demais ocorreram no Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Esquema de adulteração

De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo é, até o momento, o único estado onde foi comprovado o uso de álcool combustível contaminado com metanol na produção de bebidas falsificadas. O caso resultou em uma operação de fiscalização e apreensão conduzida por autoridades sanitárias e policiais.

Leia também – Como começou o caso do metanol no Brasil?

Mortes e descartes

O número de mortes confirmadas subiu para 15, sendo nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Outras seis mortes seguem em investigação — duas em São Paulo, duas em Pernambuco, uma em Mato Grosso do Sul e uma no Rio de Janeiro.

Desde o início do monitoramento nacional, 682 notificações foram descartadas por não apresentarem vínculo com o consumo de bebidas adulteradas, além de 40 óbitos inicialmente suspeitos que também foram desconsiderados.

Leia também – Homem morre após sintomas de intoxicação por metanol em Várzea Grande

O Ministério da Saúde mantém alerta aos estados e reforça a orientação para que a população evite o consumo de bebidas sem procedência comprovada, sobretudo em regiões onde há suspeitas de circulação de produtos adulterados.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.