Em discurso no ato pela democracia, neste domingo, 25, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu as acusaçÔes de que teria tentado dar um golpe de Estado em 2022. O ex-chefe do Executivo proferiu o discurso por volta das 15h, ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
âIsso sempre ouvi desde que assumiâ, disse Bolsonaro, referindo-se Ă suposta tentativa de golpe. âO que Ă© golpe? Ă tanque na rua, Ă© arma, Ă© conspiração, Ă© trazer classes empresariais para seu lado. Nada disso foi feito no Brasil.â
Ao comentar as acusaçÔes, o ex-presidente esclareceu que a decretação de estado de sĂtio e de defesa seguem regras constitucionais. Nesses casos, os conselhos da RepĂșblica e da Defesa devem ser consultados sobre o assunto. Se houver sinalização positiva destes dois ĂłrgĂŁos, o Parlamento entra em cena e dĂĄ seu parecer. Bolsonaro salientou, no entanto, que nenhum desses processos ocorreu durante seu governo.
âNada disso fiz, e continuam me acusando por golpeâ, afirmou Bolsonaro. âGolpe usando a Constituição?â
A , na cidade de São Paulo, . O ato começou oficialmente às 15h.
O protesto programado para a tarde deste domingo foi convocado pelo prĂłprio ex-presidente. Desde 12 de fevereiro, Bolsonaro promove o evento por meio de postagens e vĂdeos nas redes sociais.
Desde o inĂcio, o ex-chefe do Executivo reforçou um tom pacĂficona Avenida Paulista. No vĂdeo em que se dirigiu a seus apoiadores, Bolsonaro pediu que os manifestantes nĂŁo levassem nem cartazes nem faixas âcontra quem quer que sejaâ. Usar roupas com as cores da bandeira do , sobretudo verde e amarelo, foi outra recomendação do ex-presidente.
âQuero me defender de todas ĂĄs acusaçÔes que tĂȘm sido imputadas Ă minha pessoa nos Ășltimos mesesâ, disse Bolsonaro, . âMais do que discurso, uma fotografia de todos vocĂȘs, porque vocĂȘs sĂŁo as pessoas mais importantes deste evento. Vamos mostrar para o Brasil e para o mundo a nossa uniĂŁo, as nossas preocupaçÔes e o que nĂłs queremos: Deus, pĂĄtria, famĂlia e liberdade.â







Fonte: revistaoeste