“Missão cumprida, valeu ter vindo pra Cuiabá.” Foi assim que o biólogo e explorador Henrique Abrahão-Charles definiu o alívio após salvar na manhã deste domingo (28), um homem que se engasgou durante o café da manhã no Hotel Getúlio, no Centro da capital.
A vítima chegou a ficar sem respirar e recebeu os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o biólogo relatou que percebeu a vítima engasgando, já sem conseguir respirar, e correu para aplicar a manobra de Heimlich. Segundo ele, o homem chegou a ficar roxo e convulsionar, mas voltou a respirar após expelir restos de alimento.
“Ele já estava roxo, convulsionando. Teve um momento que achei que tinha perdido. Foi desesperador, mas conseguimos. Depois que passa é que a ficha cai, aí vem a tremedeira”, relatou.
Experiência ajudou
Henrique relatou ainda que já havia enfrentado situação semelhante no passado, quando conseguiu salvar uma amiga que se engasgou com um pedaço de cenoura.
“Desta vez, precisei pedir ajuda para levantá-lo e aplicar a manobra. Ele botou muita coisa pra fora, restos de comida e saliva, até voltar a respirar”, descreveu.
Veja trecho do relato abaixo:
O biólogo estava de saída para cumprir a agenda em Cuiabá quando prestou o socorro. Ele participa da ExpoPet MT 2025, feira pet e veterinária realizada no Centro de Eventos do Pantanal, que termina neste domingo (28).
Fonte: primeirapagina