Uma paciente em cuidados paliativos, internada na UTI do Hospital Municipal Coração de Jesus, em Campo Verde (MT), foi batizada nesta quarta-feira (22) após manifestar o desejo espiritual de receber o sacramento. A cerimônia foi organizada com apoio da equipe médica, familiares e da igreja frequentada por ela.
Segundo a médica intensivista Lettícia Secundino, a paciente estava lúcida e, mesmo em meio ao tratamento para um quadro grave, deixou claro que o batismo era prioridade. “É preciso olhar para o paciente como um todo. Às vezes, a cura está no ouvir, acolher e fazer a pessoa se sentir humana”, afirmou a médica.
Como não havia condições clínicas para a alta, a equipe da UTI, com o aval da família e dos líderes religiosos, preparou a cerimônia dentro da própria unidade. O momento contou com a presença dos filhos da paciente, profissionais de saúde e representantes da igreja.
O batismo foi realizado de forma técnica e segura, respeitando os protocolos do ambiente hospitalar. Para a equipe, a cerimônia representou um gesto de acolhimento, espiritualidade e dignidade no fim da vida. “A nossa paciente teve dignidade, teve segurança, foi respeitada”, completou a médica.
Fonte: primeirapagina