Chegou a solução: Baterias de silício-carbono prometem autonomia de 600 km e carregamento em 10 minutos
Conheça as baterias de silício-carbono SCC55® que prometem revolucionar o mercado de veículos elétricos.
A adoção dos carros elétricos pode estar prestes a dar um salto gigante. A empresa americana Group14 Technologies anunciou um avanço revolucionário em baterias, com um novo material de ânodo de silício-carbono, o SCC55®. Essa tecnologia promete resolver dois dos maiores desafios da mobilidade elétrica: a ansiedade de autonomia e o tempo de recarga.
Baterias de silício-carbono prometem autonomia de 600 km e carregamento em 10 minutos
Imagine carregar 80% da bateria do seu carro elétrico em menos de 10 minutos e rodar mais de 600 km com uma única carga. Essa é a promessa do SCC55®, que já está em fase de testes e promete elevar o padrão da indústria.
O grande diferencial do SCC55® está na sua densidade de energia, que chega a 330 Wh/kg. Isso representa um aumento de cerca de 30% em comparação com as melhores baterias de grafite do mercado, que alcançam 250 Wh/kg. Na prática, isso se traduz em um ganho significativo de autonomia.
Enquanto muitos veículos elétricos atuais têm um alcance de cerca de 480 km, as baterias com SCC55® já alcançaram mais de 640 km em testes de campo.

No quesito carregamento, a tecnologia é ainda mais impressionante. Em condições de laboratório, as baterias equipadas com o novo ânodo foram de 0 a 80% em menos de 10 minutos, usando carregadores de alta potência (350 kW). As baterias atuais, em sua maioria, levam cerca de 30 minutos para atingir a mesma carga.
Compatibilidade e Durabilidade
O segredo do material SCC55® é um composto de silício-carbono que resolve o problema do inchaço do silício, permitindo que ele armazene até 10 vezes mais energia que o grafite sem perder sua capacidade rapidamente. O Group14 afirma que a nova bateria suporta mais de 1.500 ciclos de carga e descarga, com uma retenção de capacidade de 80%, o que garante uma longa vida útil.

Uma das maiores vantagens para as montadoras é a compatibilidade da tecnologia. O SCC55® pode ser integrado às fábricas de baterias existentes sem a necessidade de grandes mudanças, e é compatível com os tipos de cátodos mais populares, como NMC e LFP.
Além disso, a nova bateria permite uma redução de até 20% no peso do conjunto, o que contribui para um veículo mais leve e mais eficiente.
Essa inovação não apenas acelera o tempo de carregamento e aumenta a autonomia, mas também tem o potencial de tornar os carros elétricos mais práticos e acessíveis para todos, eliminando as principais barreiras que ainda limitam a sua popularização.
Você acha que as baterias de silício-carbono são a solução definitiva para os carros elétricos? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia aqui: Conheça o modelo de negócio revolucionário da Nio para carros elétricos
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360