Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Plataforma facilita gestão de propriedades de soja na Bahia

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma plataforma digital voltada para a gestão de dados e indicadores territoriais e ambientais da cadeia de suprimentos da soja do Oeste da Bahia já está disponível para produtores e interessados.

soja

O Sistema de Inteligência Territorial e Monitoramento Ambiental (SIMA) está sendo apresentado aos membros da cadeia produtiva agrícola da região para utilização no campo.

“Trata-se de um aplicativo web, um sistema que funciona através da internet, que tem o objetivo de integrar essas informações territoriais e de meio ambiente que tanto são importantes para nossas instituições e produtores”, explica Fabrício Moura, líder técnico do Senai/Cimatec.

A plataforma é desenvolvida pela instituição para a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em colaboração com a Fundação Solidaridad e apoio do Land Innovation Fund.

De acordo com o núcleo de analistas ambientais da Aiba, a plataforma facilita a gestão das propriedades de soja, além de estimular a adoção de práticas de manejo sustentáveis e de baixo carbono, favoráveis para a mitigação das mudanças climáticas.

O SIMA permite ao produtor rural acessar todas as informações importantes para a propriedade rural como publicações no diário oficial, CAR, dados de recursos hídricos e outorgas de uso da água, além de oferecer ainda uma calculadora de carbono, sistema que faz o balanço da atividade agrícola com indicativo da sustentabilidade de cada empreendimento.

O SIMA faz parte do Programa de Inovação e Sustentabilidade do Oeste da Bahia, da Aiba, do qual fazem parte um conjunto de iniciativas e ações integradas, voltadas para o fortalecimento e impulsionamento à adoção de práticas conservacionistas, incentivo a inovação, uso de tecnologias e ampliação da comunicação.

O produtor e demais interessados podem acessar a plataforma ou fazer o cadastro gratuitamente, através do site.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.