O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve sua pior avaliação desde o início do atual mandato, segundo pesquisa CNT/MDA. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira, 25.
Conforme a pesquisa, 44% da população considerou ruim ou péssimo o atual governo. Enquanto isso, 28,7% o classificam como ótimo ou bom.
A avaliação negativa aumentou 13 pontos porcentuais, indo de 31% para 44%, em relação aos resultados do material divulgado em novembro de 2024.
O aumento da avaliação negativa ocorre em um contexto de queda do Brasil no da Transparência Internacional. Em 2024, o país obteve 37 pontos e caiu duas posições, ocupando agora o 107º lugar entre 180 nações.
A pesquisa foi realizada de 19 a 23 de fevereiro e ouviu duas mil pessoas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais. De acordo com a equipe do CNT/MDA, o nível de confiança é de 95%.
O apresenta uma avaliação pior do que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no mesmo ponto do mandato, conforme relata o jornal Folha de S.Paulo.
Em fevereiro de 2021, com dois anos de gestão, Bolsonaro tinha 36% de avaliação negativa. Ou seja, oito pontos porcentuais ao menos em comparação com o petista.
Lula teve, nas duas primeiras administrações, avaliações positivas mais elevadas. Em fevereiro de 2005, o petista registrava 42% de avaliação positiva, enquanto que em março de 2009 esse índice alcançou 62%.
Fonte: revistaoeste