Sophia @princesinhamt
Cinema

Ator lendário em fim de carreira: filme de guerra esquecido em busca de dinheiro após 43 anos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

— de Melhor Ator e Melhor Filme — por , em 1948, o diretor, roteirista e astro da adaptação cinematográfica da famosa peça de , , conquistou com seu esforço e talento o direito de ser considerado um dos melhores e mais influentes atores e diretores do século XX.

Com mais de 100 peças em seu currículo e mais de 60 filmes, o britânico também recebeu dois Oscars honorários ao longo de sua carreira, um por seu trabalho na adaptação de para as telas e outro em 1978, em reconhecimento a toda sua trajetória profissional.

Ao longo de sua carreira, Laurence Olivier nunca deixou de demonstrar sua paixão pelo teatro, arte à qual dedicou a maior parte de sua vida, e não hesitou em levá-la aos cinemas, encarregando-se da adaptação de importantes obras de Shakespeare, como ou — neste apenas como protagonista — que dirigiu e protagonizou com frequência.

2025 word2

London Films

O homem que levou Shakespeare ao topo de Hollywood

No entanto, Olivier sempre combinou suas experiências em Hollywood com sua dedicação ao teatro, fundando o Teatro Nacional de Londres em 1963 e atuando como seu diretor até 1973. Ele também foi indicado ao Oscar três vezes na década de 1970 — por , e — e também , como e . No entanto, em seus últimos anos, papéis coadjuvantes e trabalhos em filmes para a televisão predominaram.

Embora para muitos esta fase de sua carreira não tenha durante décadas, nenhuma de suas obras foi tão mal recebida quanto um filme que Olivier aceitou filmar nos anos 80 sob a direção de : . Um filme de guerra lançado em 1981 que se tornaria um dos piores já feitos.

Ambientado durante uma batalha decisiva ocorrida durante a Guerra da Coreia em setembro de 1950, o filme foi difamado para a posteridade por ter sido financiado pela Igreja da Unificação, fundada por Sun Myung Moon e considerada uma seita por muitas organizações devido à sua subserviência ao líder e às práticas comuns de seus seguidores. O produtor do filme foi Mitsuharu Ishii, um membro proeminente do ramo japonês da Igreja.

Financiado com impressionantes 46 milhões de dólares e com a contratação do veterano diretor Terence Young, a produção do filme foi marcada por diversos atrasos e interferências do movimento da Lua durante todo o processo, e seu lançamento também foi um desastre. Fortemente criticado pela crítica, o filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas 5 milhões de dólares.

“Por que estou atuando neste filme? A resposta é simples. Dinheiro.”

No entanto, , visto que não estava passando por um bom momento na época, e aceitou prontamente o salário oferecido: 1 milhão de dólares por seis semanas de filmagem. O próprio diretor e ator não escondeu que fez isso pelo dinheiro, considerando o que explicou para à uma revista durante a estreia do filme e foi relatado mais tarde pelo SlashFilm.

As pessoas me perguntam por que estou atuando neste filme. A resposta é simples: dinheiro, minha querida. […] Estou quase esgotado e sinto que o fim está próximo. É por isso que estou aceitando dinheiro agora. Não tenho nada para deixar para minha família, exceto o dinheiro que posso ganhar com filmes. […] Conquistei o direito de aproveitar ao máximo o tempo que me resta.

Laurence Olivier morreu sete anos depois, aos 82 anos, em julho de 1987, e felizmente, , mas sim como um dos mais importantes atores e representantes da obra de Shakespeare no século XX.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.