Como todas as franquias de longa duração, teve seus altos e baixos. Embora tenha começado forte no final da década de 1970 e feito um retorno bem-sucedido nos anos 2000, seu desempenho na década seguinte foi marcado por críticas crescentes e .
Uma decepção sem precedentes
A trilogia iniciada por ganhou dois filmes spin-off: , considerado um dos melhores filmes da saga, e – que é, ao contrário, .
Com foco na juventude do personagem de na trilogia original, o prelúdio passou por grandes problemas nos bastidores, incluindo a substituição dos diretores e por no meio das filmagens.

Walt Disney Studios
O que a Disney imaginou como um resgate da franquia, e o filme teve um desempenho abaixo do esperado nas bilheterias: apenas US$ 393 milhões no mundo todo, longe do bilhão superado pelos três filmes anteriores da saga intergaláctica…
Mas…
foi o escolhido para vestir o icônico traje de Han Solo. Se o fracasso do filme não lhe permitiu se tornar um grande astro internacional, o ator continuou atuando e se destacou, em particular em e, mais recentemente, .
Durante a promoção do , o ator foi questionado pelo Collider se consideraria reprisar o papel de Han Solo um dia. Ele respondeu afirmativamente, mas com uma condição: “Só se for uma versão realmente muito boa do personagem.”
Uma declaração que, de qualquer forma, não deve levar a muita coisa, já que a Disney não planeja retornar a esse período no momento. Depois de , o próximo filme da saga, estrelado por e com as filmagens começando sob a direção de , se passará, por exemplo, cerca de cinco anos após o final de .
Fonte: adorocinema