Mato Grosso Sinop

Atleta de Sinop conquista medalha de prata por equipes no xadrez nacional: Destaque nos Jogos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Sinop sai com mais um destaque da competição nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), desta vez foi no xadrez. Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, atleta sinopense, que recebeu o título de “mestre” da modalidade (por ser um atleta experiente de alto nível), conquistou a medalha de prata na disputa por equipes, representando o estado de Mato Grosso. O evento que acontece no município de Uberlândia (MG) reúne, em todas as modalidades, mais de 10 mil pessoas entre atletas, árbitros e equipes técnicas dos estados brasileiros e do Distrito Federal.

Olavo disputou a modalidade na companhia de Fagner Morel Matos do município de Rondonópolis. Juntos, a dupla disputou, na categoria por equipes, do ritmo rápido e garantiram o vice-campeonato nacional do maior torneio estudantil do país. O sinopense conquistou, ainda, a oitava posição geral na disputa individual, empatando com o terceiro colocado na mesma somatória de pontos. A pontuação máxima é 6,0, Olavo marcou 4,5.

[Continua depois da Publicidade]

“Essa é uma competição de alto nível, com nível de competitividade forte na categoria e termos nosso atleta conquistando o segundo colocado por equipe e a oitava posição no ranking nacional, no individual, com a mesmo pontuação do terceiro colocado, mostra que nós temos atletas fortes, competitivos e preparados para competir em qualquer nível”, comentou o diretor de Esportes de Sinop, Rudy Roger.

Os atletas foram acompanhados por dois técnicos mato-grossenses, Rodrigo Machado de Sinop, e Cleberson Lima Satil de Nova Monte Verde.

Campeonato

[Continua depois da Publicidade]

Os Jogos Escolares Brasileiros é a principal competição escolar do país e reúne os melhores atletas de todos os estados e do Distrito Federal em 19 modalidades esportivas. Os atletas possuem idade entre 12 e 14 anos. A classificação dos participantes acontece por meio de seletivas organizadas nas etapas municipal, regional e estadual. Os campeões e vices, em cada modalidade, da estapa estadual, garante vaga para o nacional.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). A competição tem apoio do Governo do Brasil, por meio de patrocínio viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, representou o ministro do Esporte, André Fufuca, durante a cerimônia de abertura que aconteceu no último dia sete.

“Nós traçamos duas metas entre tantas outras para que se pudesse trabalhar pelo esporte no Brasil. A primeira delas foi nos aproximarmos de todas as confederações e federações que efetivamente fazem com que o esporte de qualidade, como são os JEBs, como são os JUBs [Jogos da Juventude], aconteçam na ponta. E a outra meta a que nós nos propusemos foi fazer com que saíssemos de Brasília, da comodidade dos gabinetes, e pudéssemos levar políticas públicas de qualidade e de excelência por todo o país”, discursou ele.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.