Combate ao Mosquito
Mundo

Astrônomos detectam ‘bolha molecular’ no espaço

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma equipe de astrônomos detectou uma “bolha molecular” no centro de uma nuvem densa de gás e poeira, batizada de Barnard 18, no complexo de nuvens moleculares de Touro, a mais de 450 anos-luz da Terra. Em linhas gerais, a bolha se forma durante a “fase de crescimento” de uma estrela.

O estudo foi realizado por astrônomos dos Observatórios Astronômicos Nacionais (NAOC, na sigla em inglês), da Academia de Ciências da China, e publicado na revista científica The Astrophysical Journal, na terça-feira 7. Por meio da nova descoberta, os cientistas podem aprender mais sobre como as estrelas afetam seu ambiente à medida que crescem.

Como a bolha molecular foi descoberta

Barnard 18 é uma nebulosa escura, pois não emite nem reflete luz. Como a bolha aparece na forma de uma mancha escura em observações óticas, similar a um “vazio” no espaço, os astrônomos usaram ondas de rádio para detectá-la.

Conforme a revista Science Alert, os cientistas utilizaram dois radiotelescópios diferentes para analisar o sinal de monóxido de carbono, que pode ser usado para rastrear estruturas dentro de uma nuvem de gás.

Os astrônomos acreditam que a formação da bolha gigante foi resultado de uma atividade de duas estrelas há quase 70 mil anos. No processo, a estrela interage com o ambiente ao seu redor e gera fenômenos dinâmicos, como bolhas moleculares ou ejeção de gás.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.