Sophia @princesinhamt
Fashion

Artesãs de Várzea Grande brilham no São Paulo Fashion Week com arte mato-grossense

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
As tramas e saberes das redeiras de Limpo Grande, em Várzea Grande, chegaram à maior vitrine de moda da América Latina. As peças produzidas pela Associação Tece Arte brilharam no São Paulo Fashion Week 2025, integrando o desfile do renomado estilista Amir Slama, que marcou seu retorno às passarelas com a coleção Verão 2026.

A parceria resultou em cinco peças exclusivas, todas inspiradas na identidade e nos elementos naturais de Mato Grosso. As produções foram destaque na revista consolidando o nome das artesãs mato-grossenses entre as grandes referências do design nacional.

O desfile aconteceu no dia 19 de outubro, celebrando os 30 anos do São Paulo Fashion Week, e marcou mais um capítulo de uma trajetória que começou com o programa Move_MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Oi Futuro.

O programa de aceleração de negócios criativos impulsionou o coletivo formado por 55 mulheres da etnia Guaná, que transformam o fazer artesanal em fonte de renda e expressão cultural.

“A Associação tem buscado desenvolver habilidades de gestão e empreendedorismo, e conseguiu ir além do artesanato e das feiras, criando outros produtos e parcerias na moda. É uma honra saber que a Secel contribuiu para os primeiros intercâmbios que ampliaram a visibilidade desse maravilhoso trabalho. Parabéns, Tece Arte!”, celebrou Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel.

Com Amir Slama, a Tece Arte recebe o protagonismo que sempre mereceu e mostra que o artesanato mato-grossense tem espaço nas grandes passarelas.

Amir Slama é um dos nomes mais respeitados da moda brasileira. Fundador e ex-diretor criativo da icônica marca Rosa Chá, ele é reconhecido internacionalmente por reinventar o conceito de moda praia com sofisticação e identidade tropical. Hoje, com a marca que leva seu nome, com lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro, Slama segue como referência de inovação, elegância e valorização da cultura brasileira.

Com a participação no SPFW 2025, a Tece Arte não apenas realiza um sonho antigo, mas reafirma o poder transformador da economia criativa e o talento das mulheres mato-grossenses que tecem com arte, ancestralidade e propósito.

Mais informações sobre o trabalho das redeiras podem ser conferidas no perfil da Associação no Instagram: @teceartemt.

2025 word32025 word32025 word3
2025 word32025 word32025 word3

Com informações da Secel

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.