A Anvisa aprovou nesta quarta-feira (26) a primeira vacina contra a dengue produzida integralmente no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Com o aval da agência, o Ministério da Saúde incluirá o imunizante no calendário nacional e fará a distribuição pelo SUS.
Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, o principal benefício da nova vacina é a aplicação em dose única, o que facilita o cumprimento do calendário vacinal.
“Uma única dose demonstrou proteção por pelo menos cinco anos, que é o tempo de acompanhamento disponível até o momento”, explica.
Ele destaca ainda que, durante os testes, o imunizante apresentou excelente perfil de segurança, com efeitos colaterais raros.
A vacina utiliza tecnologia de vírus vivo atenuado, considerada segura e já aplicada em diversas outras vacinas no Brasil e no mundo.
Nos estudos clínicos, o imunizante registrou eficácia global de 74,7% contra a dengue sintomática na faixa etária de 12 a 59 anos, evitando a doença em quase três quartos dos casos analisados.
A proteção contra casos graves e hospitalizações também foi considerada elevada, com resultados descritos pela SBIm como “excelentes”.
A indicação aprovada pela Anvisa é para pessoas de 12 a 59 anos. Esse público poderá ser ampliado futuramente, conforme novos dados de pesquisa forem apresentados pelo Butantan.
Na próxima semana, o Ministério da Saúde levará o tema a um comitê de especialistas e gestores do SUS, que definirá a estratégia de vacinação e os grupos que devem receber prioridade na primeira fase de distribuição.
Fonte: primeirapagina






