A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibilizou, na quarta-feira (24), uma nova página dedicada à avaliação do risco de exposição ocupacional de operadores, trabalhadores, residentes e transeuntes aos agrotóxicos. O material reúne informações técnicas e normativas de como é realizada a análise dos riscos à saúde humana decorrentes do uso desses produtos no campo.
A página apresenta, de forma clara e acessível, os principais conceitos utilizados na avaliação e como são analisadas as diferentes formas de exposição durante e após a aplicação desses produtos.
Além disso, a iniciativa também contextualiza a situação conforme a legislação brasileira, destacando a importância de critérios técnicos robustos para identificar, caracterizar e reduzir riscos à saúde humana, incluindo a população rural.
Na nova página, é possível acessar instrumentos normativos e materiais de apoio, como:
- Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 998/2025 – Dispõe sobre diretrizes para a avaliação do risco de exposição de operadores, trabalhadores, residentes e transeuntes aos agrotóxicos, produtos de controle ambiental, afins e bioinsumos de uso fitossanitário;
- Guia nº 84/2025 – Versão 1.0 – Avaliação da exposição de operadores, trabalhadores, residentes e transeuntes para análise do risco aos agrotóxicos;
- Perguntas e Respostas;
- Calculadora avaliAR – Versão 1.0 – Com manual de uso, apêndice e vídeos tutoriais.
Segundo a Anvisa, a ação visa sobretudo reforçar o compromisso da entidade com a transparência de informações e a proteção da saúde da população que vive próximo às áreas de aplicação de agrotóxicos e que circulam por essas regiões.
Fonte: primeirapagina






