Notícias

Alunos do interior de MT são capacitados em empreendedorismo de maneira divertida: mais de 700 participantes!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mais de 700 alunos do interior de MT aprendem princípios de empreendedorismo de forma lúdica

Sebrae Mato Grosso promoveu, entre os dias 24 e 26 de setembro, sessões de teatro de sombras para alunos das escolas de Poxoréu e Primavera do Leste

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
26/09/2025 às 16:48 Atualização
26/09/2025 às 17:00

O empreendedorismo, assim como os conteúdos das disciplinas escolares, pode ser ensinado e aprendido. Pensando nisso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) de maneira inovadora, ampliou o projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) e – atendendo a pedidos da gestão das pré-escolas – promoveu, entre os dias 24 e 26 de setembro, sessões de teatro de sombras para alunos das escolas de Poxoréu e Primavera do Leste.

Aproximadamente 730 crianças, típicas e atípicas, participaram das apresentações artísticas e conheceram princípios básicos de finanças como, por exemplo, identificar e planejar custos de produção, garantindo que, ao final do processo de comercialização, seja possível obter lucro.

Conceitos que poderiam soar complexos à primeira vista, como sustentabilidade, empreendedorismo e finanças, foram traduzidos de forma didática em uma experiência artística. A apresentação de teatro de sombras trabalhou os temas com as crianças de 5 a 7 anos por meio de uma narrativa criativa e envolvente, vivenciada por personagens projetadas em um fundo branco.

Para a gerente da Regional Sudeste do Sebrae/MT, Érika dos Santos Silva, “incentivar a educação empreendedora é cultivar os talentos inovadores que podem transformar realidades com ideias simples, práticas e realizáveis. É despertar nas crianças a criatividade e a confiança para que, no futuro, sejam protagonistas de mudanças positivas em suas comunidades”.

Ao final das apresentações, os alunos – e, em algumas escolas, também os pais – confeccionaram um instrumento musical (chocalho) utilizando materiais recicláveis. A atividade estimulou habilidades manuais, criatividade, autonomia e autoconfiança. Toda a ação foi oferecida gratuitamente às escolas.

A coordenadora pedagógica do Centro Municipal Educacional Professora Rosa Maria Cursino da Silva de Poxoréu, Laura Cristina Xavier Silva de Menezes Galvão, ficou entusiasmada com a educação empreendedora. “Foi uma prática pedagógica esplêndida, extraordinária. Um verdadeiro momento de inclusão. O artista desenvolveu nas crianças e nos pais o reconhecimento de suas próprias capacidades. Sou muito grata ao Sebrae/MT”, destacou.

Jovens e empreendedores

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) integra a missão do Sebrae de fomentar o empreendedorismo e compõe o Programa Nacional de Educação Empreendedora. Para cada ano do ensino fundamental, há uma proposta temática voltada ao desenvolvimento da mentalidade empreendedora.

Na Regional Sudeste, o JEPP resultará, em meados de novembro, em uma feira em que os estudantes vão apresentar as produções desenvolvidas ao longo do projeto. Caso tenham interesse, poderão também comercializá-las, vivenciando desde cedo a participação em projetos coletivos.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.