Mais de 700 alunos do interior de MT aprendem princípios de empreendedorismo de forma lúdica
Sebrae Mato Grosso promoveu, entre os dias 24 e 26 de setembro, sessões de teatro de sombras para alunos das escolas de Poxoréu e Primavera do Leste
26/09/2025 às 16:48 Atualização
26/09/2025 às 17:00
O empreendedorismo, assim como os conteúdos das disciplinas escolares, pode ser ensinado e aprendido. Pensando nisso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) de maneira inovadora, ampliou o projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) e – atendendo a pedidos da gestão das pré-escolas – promoveu, entre os dias 24 e 26 de setembro, sessões de teatro de sombras para alunos das escolas de Poxoréu e Primavera do Leste.
Aproximadamente 730 crianças, típicas e atípicas, participaram das apresentações artísticas e conheceram princípios básicos de finanças como, por exemplo, identificar e planejar custos de produção, garantindo que, ao final do processo de comercialização, seja possível obter lucro.
Conceitos que poderiam soar complexos à primeira vista, como sustentabilidade, empreendedorismo e finanças, foram traduzidos de forma didática em uma experiência artística. A apresentação de teatro de sombras trabalhou os temas com as crianças de 5 a 7 anos por meio de uma narrativa criativa e envolvente, vivenciada por personagens projetadas em um fundo branco.
Para a gerente da Regional Sudeste do Sebrae/MT, Érika dos Santos Silva, “incentivar a educação empreendedora é cultivar os talentos inovadores que podem transformar realidades com ideias simples, práticas e realizáveis. É despertar nas crianças a criatividade e a confiança para que, no futuro, sejam protagonistas de mudanças positivas em suas comunidades”.
Ao final das apresentações, os alunos – e, em algumas escolas, também os pais – confeccionaram um instrumento musical (chocalho) utilizando materiais recicláveis. A atividade estimulou habilidades manuais, criatividade, autonomia e autoconfiança. Toda a ação foi oferecida gratuitamente às escolas.
A coordenadora pedagógica do Centro Municipal Educacional Professora Rosa Maria Cursino da Silva de Poxoréu, Laura Cristina Xavier Silva de Menezes Galvão, ficou entusiasmada com a educação empreendedora. “Foi uma prática pedagógica esplêndida, extraordinária. Um verdadeiro momento de inclusão. O artista desenvolveu nas crianças e nos pais o reconhecimento de suas próprias capacidades. Sou muito grata ao Sebrae/MT”, destacou.
–
Jovens e empreendedores
O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) integra a missão do Sebrae de fomentar o empreendedorismo e compõe o Programa Nacional de Educação Empreendedora. Para cada ano do ensino fundamental, há uma proposta temática voltada ao desenvolvimento da mentalidade empreendedora.
Na Regional Sudeste, o JEPP resultará, em meados de novembro, em uma feira em que os estudantes vão apresentar as produções desenvolvidas ao longo do projeto. Caso tenham interesse, poderão também comercializá-las, vivenciando desde cedo a participação em projetos coletivos.
Fonte: Sebrae