Cuiabá

Alunos de Cuiabá são premiados em concurso contra violência doméstica

Grupo do Whatsapp Cuiabá
Arquivo

Trinta e três alunos de escolas da rede municipal de Cuiabá foram premiados nesta quarta-feira (10) pela qualidade na produção de artes relacionadas ao tema de combate à violência doméstica.

A solenidade de premiação do concurso cultural “A Escola Ensina, A Mulher Agradece”, uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Judiciário, ocorreu na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Os alunos foram premiados com fones de ouvido com tecnologia bluetooth, medalhas e troféus pela qualidade na elaboração de desenhos, músicas, vídeos, poesias e redações.

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, parabenizou todos os alunos participantes do projeto “A Escola Ensina, a Mulher Agradece” e o engajamento dos coordenadores e diretores de escolas que incentivaram as produções artísticas.

“A defesa integral do direito das mulheres nasce a partir do ensino e de temas de aprendizagem nas escolas. O resultado foi muito satisfatório e a educação de Cuiabá sai muito fortalecida. Professores, técnicos, servidores e alunos estão de parabéns”, disse.

A desembargadora Maria Erotides Kneip elogiou a participação da Prefeitura de Cuiabá no concurso cultural. “O município deu uma mostra significativa de apoio a essa luta diária que é o combate à violência contra a mulher. É com muito orgulho que prestigiamos a vitória destes estudantes e o compromisso da educação pública em avançar neste tema que interessa a toda a sociedade.”

Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, a Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), desembargadora Maria Erotides Kneip, o governador Mauro Mendes, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, e o deputado estadual Carlos Avalone.

Estudantes vencedores:

Categoria Desenho

1º Lugar – Yan Benicio Xavier Ferreira (1º ano)

Matrícula: Escola Tenente Octacílio Sebastião da Cruz.

2º Lugar – Pietra Sophia Alves Bassan (2º ano)

Matrícula: Escola Profª Rita Caldas Castrillon.

3º Lugar – Hayffer Smith da Silva (2º ano)

Matrícula: Escola Herbert de Souza.

Categoria Música

1º Lugar – Esther Emanuelly de Lima Bizonhin

Matrícula: Escola Senhorinha Ana Alves de Oliveira.

2º Lugar – Ana Maria Oliveira Duarte, Isadora Ogeiwara de Campos, Isaías Sales de Jesus Paz, Maria Clara Leoncio Magalhães e Samuel da Silva

Matrícula: Escola Henrique da Silva Prado.

3º Lugar – Amabili Cardoso Costa

Matrícula: Escola Profª Francisca Figueiredo de Arruda Martins.

Categoria Vídeo

1º Lugar – Pietra Dividido dos Santos, Maria Júlia Oliveira Alves, Isabelly Bitencourt dos Santos Rodrigues, Kiara Alicia Costa dos Santos, Yasmim Vitória Santos Peixoto

Matrícula: Escola Vereador Paulo Campos Borges.

2º Lugar – Arthur Miguel Souza Fonseca, Davi Lucas Vieira Lopes, Gustavo Maximiano Gusmão, Maisy Valentina da Silva Santos, Yasmin Aparecida Santos Silva, Esther Fernanda de Arruda Teixeira

Matrícula: Escola 12 de Outubro.

3º Lugar – Valentina Victoria Jesus dos Santos, Lorenzo Ferreira de Moraes, Thaylla Carolina Santos Silva, Beatriz Maria Vila Barbosa, Callew Wallace Oliveira de Souza, Yasmin da Silva Atahide

Matrícula: Escola Irmã Maria Beth.

Categoria Poesia

1º Lugar – Noah Obem Silva (3º ano)

Matrícula: Escola Maria Ambrósio Pommot.

2º Lugar – Adam Bussolaro Cavalcante (3º ano)

Matrícula: Escola Ana Tereza Arcos Krause.

3º Lugar – Roman Javier Laguna Lizardi

Matrícula: Escola Senador Darcy Ribeiro.

Categoria Redação

1º Lugar – Sara Leonor Leon Burgos (5º ano)

Matrícula: Escola Profª Guilhermina de Figueiredo.

2º Lugar – Esther de Oliveira Silva (4º ano)

Matrícula: Escola Profº Onofre de Oliveira.

3º Lugar – Kauanny Beatriz Santos da Silva (5º ano)

Matrícula: Escola Esmeralda de Campos Fontes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Francinei Marans

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.