Alta Floresta lança projeto piloto que conecta empreendedores às compras públicas
Iniciativa inédita em Mato Grosso, o Conecta Serviço vai facilitar o credenciamento de MEIs e pequenas empresas para prestar serviços à Prefeitura, fortalecendo a economia do município.
28/08/2025 às 17:31
Alta Floresta deu um passo importante na valorização da economia local. Nesta quarta-feira (27/8), a Prefeitura Municipal de Alta Floresta, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), lançou oficialmente o Conecta Serviço – projeto piloto inédito no estado, que tem como objetivo facilitar o acesso às oportunidades de prestação de serviços ao município.
A iniciativa pretende fortalecer, principalmente, os Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas, criando caminhos mais simples e menos burocráticos para que eles participem de processos de credenciamento e possam fornecer diretamente à administração pública.
O consultor do Sebrae/DF e especialista em compras governamentais, Maurício Zanin, conduziu a capacitação com servidores municipais e explicou aos empresários como será o funcionamento do programa, além dos passos para adesão. Atualmente, um modelo semelhante existe apenas no estado de São Paulo.
Na prática, o Conecta Serviço vai abrir espaço para que prestadores locais atendam demandas cotidianas da Prefeitura, como manutenção de ar-condicionado, pintura, serviços elétricos, podas de árvores, confecção de carimbos, chaveiro, serralheria, limpeza de áreas verdes, entre outros.
Para o gerente regional do Sebrae, Volmir Contreira, o lançamento marca um divisor de águas para a economia do município. “O Conecta Serviço representa uma grande conquista para os pequenos negócios de Alta Floresta. Nosso objetivo é aproximar os microempreendedores das oportunidades reais de fornecer para a Prefeitura, reduzindo barreiras e fortalecendo a economia local”.
Contreira ressalta que, quando o poder público compra dos pequenos, o dinheiro circula na própria cidade, gera empregos e melhora a qualidade de vida da população. “O Sebrae tem muito orgulho de ser parceiro nesse projeto piloto, que coloca Alta Floresta em destaque no cenário estadual como referência em inovação na gestão pública e apoio ao empreendedorismo”.
O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, destacou que o projeto atende a uma antiga demanda dos empresários locais. “Esse era um sonho, tanto da Prefeitura quanto dos empreendedores. Com o credenciamento, conseguimos garantir que recursos que antes poderiam sair do município permaneçam em Alta Floresta, movimentando nossa economia. É um projeto piloto que servirá de modelo para todo o estado, e temos certeza de que será um sucesso”.
Com o Conecta Serviço, Alta Floresta se coloca à frente em inovação na gestão pública e no fomento ao empreendedorismo, criando um ambiente em que o poder público e os empresários caminham juntos para o fortalecimento da economia local.
Municípios que desejam conhecer mais sobre programa e avaliar a possibilidade de implementá-lo em sua região podem entrar em contato com a unidade do Sebrae mais próxima. A equipe está preparada para oferecer orientações, compartilhar boas práticas e apoiar a adaptação do programa conforme as necessidades locais.
Fonte: Sebrae