AL-MT

ALMT e MPF se unem no combate à violência de gênero em Mato Grosso: parceria para Núcleo de Proteção

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá


ALMT e MPF firmam parceria para combater violência política de gênero em Mato Grosso, com criação de núcleo de acolhimento e ação concreta.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Núcleo será um espaço de acolhimento, orientação e ações concretas

Núcleo será um espaço de acolhimento, orientação e ações concretas

Foto:
JARDEL DA SILVA/ASSESSORIA DE GABINETE

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), e a deputada Janaina Riva (MDB) firmaram uma parceria com o Ministério Público Federal (MPF) para a implantação de um núcleo de combate à violência política na ALMT. A tratativa ocorreu durante reunião na sede do MPF, em Cuiabá, com o procurador federal eleitoral, Ricardo Pael, nessa terça-feira (2).

“Fizemos uma boa tratativa aqui com a liderança da deputada Janaina, sobre a violência política de gênero. Vamos fazer uma colaboração com o Ministério Público Federal, com a Procuradoria da Mulher da Assembleia, trabalhar em conjunto com o Ministério Público Estadual. Enfim, com todos os órgãos para que a gente possa fazer esse enfrentamento de uma pauta que está muito sensível no estado de Mato Grosso”, afirmou Max Russi.

Conforme o presidente da ALMT, esse novo núcleo será um espaço de acolhimento, orientação e ação concreta para garantir que a política seja um ambiente de respeito, igualdade e segurança para todas e todos.

A deputada Janaina Riva  destacou que essa é uma iniciativa inovadora no estado. “Vai ser uma parceria pioneira, agora vamos ter um um núcleo de combate à violência política de gênero. Essa é uma boa notícia para as mulheres políticas do nosso estado”, destacou a deputada. O núcleo deverá funcionar junto à Procuradoria da Mulher, na ALMT. 

Para o procurador Ricardo Pael, essa cooperação será muito produtiva para abrir mais canais de acesso das vítimas ao Ministério Público, como também para divulgar as ações bem-sucedidas e assim encorajar as vítimas a fazer as suas denúncias.

“A ideia é que sejam disponibilizadas servidoras para trabalhar em conjunto com o Ministério Público Federal, para que consigamos dar uma atenção maior ao enfrentamento desses casos”, explicou Pael.

Além da criação do núcleo, os deputados também protocolaram uma representação para averiguação de possível prática de violência política de gênero contra a prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira, no último mês.

Fonte: al.mt.gov.br
Autor: Gabinete do deputado Max Russi

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.