TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Notícias

Alerta em Mato Grosso: Conheça os lotes de bebidas suspeitos de contaminação por metanol

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu uma comunicação de risco para contaminações por metanol e divulgou os lotes que foram identificados pela autoridade policial como suspeitos de adulteração (confira mais abaixo).

Após as investigações da Operação Alambique Barra, em que foram recolhidas amostras de bebidas e documentos fiscais de estabelecimentos vistoriados em Barra do Garças (MT), as evidências apontam associação ao consumo de uísque da marca Ballantine’s Finest.

Conforme a Polícia Civil, quatro pessoas apresentaram sintomas de intoxicação, como tontura, vômitos e dores intensas, ao consumirem uísque que apresentava o lacre violado e indícios de adulteração.

O Primeira Página entrou em contato com a Ballantines’s Finest, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Confira quais são os lotes com suspeita de adulteração:

Uísque 1L – 40% vol.

  • LKVV0636 – validade: 14/02/2024
  • LKVV5373 – validade: 18/09/2024
  • LKVV0027 – validade: 07/01/2025
  • LKVV1413 – validade: 25/03/2025

⚠️ Alerta

Para evitar possíveis incidentes envolvendo intoxicação por consumo de bebidas adulteradas, a SES orienta a população a seguir as seguintes medidas:

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas dos lotes listados acima, ou de procedência desconhecida;
  • Conferir cuidadosamente a marca, o lote e a validade antes de consumir bebidas alcoólicas;
  • Em caso de sintomas como visão borrada, dor de cabeça intensa, náusea, vômitos ou tontura, procurar imediatamente um serviço de saúde;
  • Denunciar estabelecimentos que comercializem produtos suspeitos pelos canais oficiais, como o Fale Cidadão.

Caso de Água Boa

Igor Thomae Rodrigues, 27 anos, perdeu a visão após ser intoxicado por metanol e está internado no Instituto de Neurologia de Goiânia (GO) desde segunda-feira (20) para tratamento com o antídoto fomepizol.

Segundo a irmã do paciente, Iara Thomae, ele começou a passar mal no último dia 16 e no mesmo dia procurou o Hospital Regional de Água Boa. Ela contou que o irmão havia consumido, na noite anterior, uma garrafa de uísque, comprada em um estabelecimento comercial do município.

Ele postou vídeos na rede social em que conta o estado de saúde dele (assista acima).

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.