Com o crescente protagonismo da agricultura familiar e de médio porte no agronegócio brasileiro, o acesso a ferramentas tecnológicas tornou-se essencial para garantir a competitividade e sustentabilidade desses produtores. Tradicionalmente com menor acesso às inovações em comparação com grandes propriedades, os pequenos e médios agricultores têm a oportunidade de melhorar sua produtividade por meio de soluções tecnológicas acessíveis e práticas.
Esse cenário foi destacado em pesquisas realizadas em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o apoio da Microsoft. O estudo mostrou que 77 milhões de pessoas em regiões rurais da América Latina e Caribe ainda carecem de conectividade básica, fundamental para o desenvolvimento de habilidades digitais e adaptação ao mercado de trabalho do futuro.
Compreendendo essas necessidades, a YANMAR, multinacional japonesa fabricante de máquinas agrícolas compactas, firmou uma parceria estratégica com a PwC Agtech Innovation. O objetivo é ampliar o acesso à inovação tecnológica, especialmente para pequenos e médios produtores, promovendo o desenvolvimento de soluções mais eficazes e viáveis no setor agrícola.
Apesar das dificuldades de conectividade no campo brasileiro, a YANMAR acredita que é essencial iniciar esse processo de transformação. A empresa já oferece no Brasil tratores de 47 cavalos de potência com tecnologia de monitoramento remoto embarcada e, no Japão, desenvolve tratores autônomos e máquinas eletrificadas. “Nosso compromisso é expandir essas oportunidades tecnológicas no Brasil”, afirmou Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR South America.
A entrada da YANMAR no PwC Agtech Innovation como Ecosystem | Corporate representa um passo decisivo para promover a inovação no setor agrícola. Gilberto Saito, presidente da YANMAR South America, destacou que a parceria visa fomentar uma cultura de inovação dentro da empresa, incentivando criatividade, colaboração e uma mentalidade mais aberta a mudanças. “A conexão com startups e outros agentes de inovação amplia nosso alcance para novas tecnologias e tendências emergentes, muitas vezes ainda inacessíveis aos produtores”, afirmou.
Essa transformação visa apoiar pequenos e médios produtores a adotarem práticas mais modernas e eficientes, aumentando sua competitividade e resiliência em um mercado em constante evolução.
Fonte: portaldoagronegocio