Sexto maior produtor de minérios do país, Mato Grosso tem recebido grandes empresas da mineração que investem principalmente na exploração de ouro, calcário, manganês, estanho, diamante, agregados da construção civil como areia e brita, além do zinco.
Para essa exploração é fundamental o uso de máquinas pesadas, que possibilitam o trabalho. Com esse potencial, a XCMG tem destinado grandes investimentos em Mato Grosso, com fornecimento de máquinas como escavadeiras de grande porte e caminhões de fora de estrada, que são o carro-chefe da fábrica. Apesar de ser chinesa, a empresa adaptou seus produtos para a realidade brasileira, que tem especificidades como as altas temperaturas e o tipo de solo.
“A XCMG é uma fábrica de mais de 80 anos e a terceira do mundo em máquinas pesadas. A empresa enxerga o Brasil como uma terra de grandes oportunidades e Mato Grosso como um mercado de extrema importância. Temos uma projeção mais que positiva para 2025, com crescimento, que inclui não só a venda as máquinas, mas também o pós-venda com assistência técnica especializada e um maior estoque de produtos”, explica o diretor comercial da Extra Máquinas, representante oficial da XCMG no Brasil, Aharon Briante.
Além das máquinas para mineração, o mercado em Mato Grosso tem demandado também produtos para o agronegócio e a pavimentação de estradas, área que tem se destacado pela quantidade de obras em rodovias realizadas pelo Governo do Estado.
Pensando nisso, a Extra Máquinas apresenta na Expominério uma nova frente de atuação, focada em operação estruturada para mineração e setor florestal. “Organizamos projetos junto a essas empresas e colocamos as máquinas e mão de obra para a realização dos trabalhos pesados e estruturados”, aponta.
“Atendemos diferentes perfis, desde os clientes de grande porte como as mineradoras, mas também clientes de pequeno e médio porte, com as empresas de pavimentação e as construtoras. Mato Grosso tem um enorme potencial para as grandes máquinas em diversos setores, o que chamou a atenção da fábrica chinesa, que tem fornecido produtos cada vez mais personalizados para esse público”, avalia o diretor da Extra Máquinas, Pérsio Briante.
Com 40 anos de história em Mato Grosso, a Extra Máquinas é especialista em máquinas pesadas e já negociou 7,5 mil caminhões e mais de 3 mil escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras nas últimas quatro décadas. Entre os diferenciais da empresa estão os maquinários da XCMG à pronta entrega, mesmo os de grande porte, além do pós-venda com uma equipe especializada que garante o suporte necessário ao cliente em até 24 horas.
“Além da qualidade do produto, o nosso diferencial é o pós-venda para dar aos nossos clientes o atendimento em tempo hábil para resolver o problema. Sempre trabalhamos para melhorar a nossa estrutura que fornece um suporte rápido e de qualidade aos nossos clientes, tendo em vista que uma máquina parada é sinônimo de prejuízo”, avalia Briante.
Hoje a XCMG, por meio da Extra Máquinas, e que tem operações estruturadas no setor de mineração, terraplanagem, florestal e agropecuária, está presente em Cuiabá, sinop, Nova Mutum, Água Boa, Confresa, além de Benevides, Itaituba e Marabá, no Pará, em Aparecida de Goiânia e Jataí, em Goiás, e no Distrito Federal.
Realizada pelo segundo ano em Cuiabá, a Expominério tem como objetivo se tornar um evento referência no setor de mineração. Neste ano foram debatidos temas como os desafios do setor, mineração sustentável, soluções práticas para certificação, políticas jurídicas, transição energética, inovações e mercado internacional de investimentos. Entre as participações especiais estão o ex-ministro Aldo Rebelo e o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Seabra.
O evento contou ainda com stands de empresas do setor que levaram inovações tecnológicas e iniciativas não só do Governo de Mato Grosso como de outros estados que já estão em andamento e que têm trazido resultados positivos. A feira vai até sábado (9).
Fonte: Olhar Direto